Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2007 - 09:03

Curso de Engenharia Bioenergética (CEB) é grande novidade no mundo acadêmico brasileiro

Inédito no Brasil, Curso de Engenharia Bioenergética reúne áreas da engenharia e visa ações sustentáveis. Já está em fase de implantação em quatro universidades brasileiras: a UNESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina – a Uniara – Universidade de Araraquara – Uniminas – União Educacional de Minas Gerais e FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Há décadas, o petróleo ainda é a principal fonte de energia do mundo. No entanto, a necessidade de substituí-lo nunca foi tão urgente e, fazer com que a substituição ocorra de forma renovável, ambientalmente sustentável e socialmente justa é essencial para minimizar os estragos já causados ao meio ambiente.

Pensando em formar cidadãos aptos a executar essa tarefa e refletir sobre a viabilidade do consumo responsável de biocombustíveis (etanol, biodíesel, biogás e biomassa) e bioenergias (eólica, solar, do mar, geotérmica, células de hidrogênio e hidráulica), o professor Gustavo Isaia arquitetou o Curso de Engenharia Bioenergética (CEB). Inédito no Brasil, tem como diferencial a união de disciplinas de diversos cursos de graduação, como Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. “Quando estudei a cadeia produtiva dos combustíveis bioenérgicos fiquei impressionado como as várias engenharias envolvidas no processo desconheciam a funções uma das outras algo que implica em perdas. A partir daí passei me dedicar a “construção” de um curso que englobe os conhecimentos fundamentais para entender a produção dos biocombustíveis, que permite formar profissionais mais completos para um setor estratégico da economia.”

O curso - O CEB proporciona o conhecimento da cadeia profissional de Engenharia de forma integrada, otimizando o processo de estudo e implantação de combustíveis alternativos. E com uma visão abrangente de diferentes áreas, consolida-se nesses profissionais a conscientização por ações sustentáveis.

Com duração de 10 semestres, o CEB propõe uma formação técnica, que se divide em três módulos: básico, profissionalizante e de conclusão. E para que se tenha um panorama do setor energético mundial e brasileiro, o curso também deve analisar questões políticas, tecnológicas, econômicas e sociais.

O Curso de Engenharia Bioenergética prevê ainda a formação de profissionais que também são capazes de se relacionar com equipes com diferentes perfis. O CEB visa, sobretudo, a capacidade de se reciclar e agir, a partir do que pode criar vantagens para a sociedade e sua economia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira