Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2012 - 08:44

Projeto Simplificação da Brasilata completa 25 anos com 1 milhão de ideias

Programa de sugestões da empresa premia iniciativas dos funcionários e estimula a inovação .

São Paulo -Líder no segmento de latas de aço, a Brasilata S/A Embalagens Metálicas comemora, em agosto, 25 anos de lançamento do Projeto Simplificação, além da marca histórica de 1 milhão de ideias apresentadas por seus colaboradores nesse período. Criado com o objetivo de se tornar um canal de comunicação entre os funcionários e gestores, o projeto revelou-se um valioso instrumento para a melhoria do clima interno e disseminação de conhecimentos na companhia, premiando as principais iniciativas.

Consideradas de simples aplicação, a maioria das ideias, formuladas desde 1987, vem produzindo inovações significativas. De acordo com o Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata e também professor e membro fundador do Fórum de Inovação da FGV-SP, o foco da iniciativa não é, exclusivamente, o aumento de produtividade, mas a manutenção de um ambiente sempre inovador, uma tradição da companhia.“A proposta é promover pequenas melhorias, com inovações contínuas, processo que envolve desde os profissionais iniciantes até a diretoria”, afirma.

A milionésima ideia-No decorrer de 2011, o Projeto Simplificação registrou 137.223 sugestões de seus “inventores”, como são formalmente considerados os colaboradores da empresa, que faturou R$ 437 milhões naquele ano e mantém uma equipe com 900 funcionários, distribuídos nas unidades de São Paulo (SP), Estrela (RS), Rio Verde (GO) e Recife (PE). O resultado equivale à média de 150 ideias por “inventor” no período.

Os profissionais dispõem de um sistema on-line para apresentar suas ideias e acompanhar o andamento das sugestões. O acesso ao sistema é livre para qualquer funcionário, que pode navegar por suas telas para verificar o status de propostas, enviar sugestões e conferir as ideias apresentadas por áreas ou unidades.

Uma sugestão criativa, voltada para aumentar a quantidade de latas de tinta acondicionadas nos pacotes convencionais, foi a milionésima iniciativa premiada pelo projeto. Concebida por seis funcionários da unidade Rio Verde (GO), a proposta permitiu o aumento do número de latas de aço acondicionadas no processo de paletização, gerando a redução de custos com embalagens e despesas com frete, além de otimizar o espaço de armazenagem.

A empresa apresentou, nos últimos anos, médias superiores às das companhias internacionais que adotam sistemas semelhantes. “O Projeto Simplificação revela a essência da Brasilata. Somos todos responsáveis pela evolução da empresa e a recompensa é do time, não apenas do inventor”, afirma o CEO da empresa. Pioneira na adoção da PLR (sistema de participação nos lucros) desde 1991, quatro anos antes da obrigatoriedade legal, a Brasilata distribui 15% do seu lucro líquido, após a dedução de IR, de forma proporcional aos salários.

A eficiência do Projeto Simplificação e o incentivo ao empreendedorismo interno têm despertado a atenção de universidades e empresas. O case da Brasilata é um analisados pelo Fórum Inovação da FGV-SP, e vem atraindo o interesse de diferentes instituições do país e do exterior, que promovem visitas técnicas à empresa para conhecer o sistema e seus resultados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira