Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2012 - 08:44

Tudo sobre Construção Náutica” dá início aos treinamentos de capacitação pela ACOBAR

O Seminário “Tudo sobre Construção Náutica” realizado na última quinta-feira (09/08) na sede da Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos), foi um sucesso total e marcou o pontapé inicial para uma série de cursos de capacitação profissional na área náutica a serem oferecidos, a partir de novembro, em todo o Brasil.

A expectativa dos inscritos era grande e de interesse geral. O engenheiro Ricardo Paragon iniciou a palestra falando sobre instalações e montagem de motores. O assunto, de máxima importância, fez o palestrante mostrar fotos recentes de “como não fazer” determinado serviço. Segundo Paragon, “a intenção dos cursos da Acobar é qualificar o montador na parte mecânica/hidráulica/elétrica. Quando este tem um conhecimento global da montagem, faz seu serviço corretamente, dentro das normas da ABNT e do Selo de Conformidade da Acobar.” Paragon ressaltou ainda que a maior preocupação do cliente quando compra um barco é a sua família, portanto, precisa escolher o melhor produto.

Em seguida, o engenheiro Roberto Brener mostrou os tipos de circuitos elétricos em embarcações. Brener elogiou a iniciativa da Acobar para esse primeiro seminário, e sugeriu algumas alternativas atraentes para os próximos cursos (em 2013) e declarou que “a iniciativa da Acobar em fazer esse treinamento é uma boa base para lançar um programa de certificação dos profissionais da área”.

Por último, o engenheiro e vice-presidente da ACOBAR, Jorge Nasseh, falou sobre técnica e prática de laminação e materiais compostos. Finalizou sua palestra com os tópicos e respondeu sobre as dúvidas quanto a atual Norma ABNT NBR 14574. Surpreso com o interesse acadêmico dos inscritos, Nasseh também está animado com a quantidade de donos de estaleiros que querem saber mais e como adquirir a NBR 14574. “Todos querem estar de acordo com as normas e obter o Selo da Acobar, um diferencial para os construtores e clientes preocupados qualidade e segurança”, declara Nasseh.

Os inscritos vieram de estaleiros e serviços náuticos nacionais (Lanchas Coral, Seghe Yacht, CarbrasMar, Bailly Capotaria, HF/Lancha Solara/Fibrasul, Sea Tech Marine e Beneteau), de instituições educacionais como a Escola Politécnica da UFRJ, da PUC-Rio, do Pólo Náutico da UFRJ, profissionais de áreas afins e até um representante da Secretaria de Educação de Brasília.

Mesmo com um número limitado de vagas, a Acobar, convidou o professor Carlos Eduardo Telles Silva, representante do Projeto Grael, com quem mantém parceria, divulgando para os associados a disponibilidade profissional dos novos profissionais formados pela ONG. Silva dá aulas de mecânica náutica para jovens aprendizes de 16 a 26 anos e será o responsável por transmitir o conhecimento recebido neste Seminário para professores de elétrica e laminação. Há seis meses Silva trabalha como instrutor no Projeto Grael, hoje presidido pelo campeão olímpico Torben Grael. “Os jovens inscritos no Projeto são capacitados para ingressar no mercado de trabalho como auxiliares de mecânica. No geral formamos uma média de 130 alunos por semestre, sendo 20 deles na área mecânica.”

A divulgação do evento chegou às universidades e cursos técnicos, além do público da indústria náutica e naval. Brener comentou que a notícia do evento chegou a “outros mares” através da revista IBI Magazine. “Comecei a receber mensagens do exterior antes mesmo que eu tivesse lido a revista”.

Para quem ficou de fora, um aviso da Acobar: os próximos Seminários serão em São Paulo e em Santa Catarina, a princípio em novembro. Vale a pena ficar atento pois assim que as datas forem definidas serão divulgadas no site da Acobar. [www.acobar.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira