Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Medicina vence mais uma barreira

Brasilia (DF) - Ao contrário do esperma que pode ser facilmente congelado, descongelado e usado em tratamentos de reprodução assistida, os óvulos são bastante frágeis e, muitas vezes, acabam sendo danificados neste processo. Um novo método de “congelamento” de óvulos, chamado de vitrificação, vem sendo desenvolvido e mostra vantagens em relação ao método tradicional.

A nova técnica envolve o “congelamento” do óvulo de forma bastante rápida depois de mergulhá-lo em uma solução especial e antes de armazená-lo em nitrogênio líquido. “Há poucos registros de bebês nascidos no mundo que vieram de óvulos congelados e depois descongelados”, afirma o médico Vinicius Medina Lopes, diretor técnico do Instituto Verhum, clínica especializada em tratamentos de reprodução assistida. A técnica que ainda é considerada experimental vem apresentando resultados animadores em termos de gestação.

A vitrificação de óvulos pode beneficiar as mulheres jovens com câncer através do congelamento de seus óvulos antes de se submeterem aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, que apesar de serem curativos para o câncer podem ser lesivos à reprodução por danificar os ovários. Após a cura do câncer os óvulos são injetados com o espermatozóide do marido e os embriões transferidos para o útero da paciente.

Para pacientes que estão realizando o tratamento de fertilização in vitro, o congelamento de embriões é uma questão muitas vezes delicada. Em muitos casos os casais não permitem o congelamento do embrião por questões religiosas ou pela idéia de mantê-lo congelado por um longo período, o que diminuiu as chances de gestação por cada tentativa. Nestes casos, os óvulos excedentes são vitrificados e uma nova tentativa poderá ser realizada sem a necessidade da aplicação das caras injeções para estimular a ovulação.

A vitrificação de óvulos abre novos horizontes para a reprodução assistida, oferecendo para essas mulheres a opção de ter filhos no futuro por meio do congelamento e descongelamento dos óvulos.

Por questões éticas a vitrificação não é aconselhada a todas as mulheres. Mulheres que trabalham ou estudam e desejam adiar o momento da concepção, através do congelamento de seus óvulos, vão ter que aguardar. Por isso, o médico Jean Pierre Barguil Brasileiro, diretor científico do Instituto Verhum, aconselha as mulheres a não adiar muito o momento da gravidez. | Por: Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira