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15/08/2012 - 08:44

CCR: Ebitda segue consistente, apesar do fluxo menor de veículos, analisa BB Investimentos

Resultado positivo diante do cenário de desaceleração da economia -A receita líquida apresentou crescimento superior a dois dígitos, porém, tal desempenho foi devido a evolução do projeto ViaQuatro, que no 2T11 ainda se encontrava em início de operação. Na linha de custos tivemos uma leve melhora com a redução dos gastos com pessoal e menor dispêndio com obras. “Por fim, a forte queda no pagamento de juros sobre empréstimos e financiamentos favoreceu a expansão do lucro líquido no período”, aponta os analistas do BB Investimentos.

Concessões Rodoviárias -O tráfego de veículos consolidado apresentou expansão de apenas 0,4%, desempenho de certa forma positivo considerando o cenário de acentuada desaceleração econômica com retração da produção industrial e menor fluxo de comércio no período. Por outro lado, a tarifa m´dia de pedágio consolidada apresentou reajuste de 7,4% compensando o volume menor.

Outras receitas superam os R$ 100 milhões -Mesmo sem a aquisição do aeroporto Quiport e apesar da forte queda das receitas da Controlar, as outras receitas apresentaram um grande crescimento puxado pela evolução da ViaQuatro e STP. A linha amarela do metrô gerou praticamente R$ 40 milhões em receita no período e aproximadamente 43 milhões de passageiros transportados no trimestre. Por outro lado, a Controlar sofre com a redução tanto da tarifa de inspeção, como redução de veículos inspecionados devido a maiores restrições de circulação de caminhões e isenção concedida a veículos recém transferidos para a cidade.

Redução de custos garante Ebitda robusto -Os custos totais foram 1,4%. menores que o 2T11 acompanhando a redução dos gastos com construção, menor provisão de manutenção e redução de despesa com pessoal (variável menor). As obras em sua maioria foram impactadas devido a falta de licença ambiental e aprovação do poder concedente, em especial, na NovaDutra e AutoBan. Por outro lado, a linha de outros aumentou puxada pelo maior gasto com energia elétrica na operação do metrô, que passou a operar em horário pleno.

Endividamento estável e juro menor impulsionam lucro líquido -A dívida líquida ficou em R$ 6,3 bilhões, o que representa uma relação Dív. Líq. /Ebtda de 2,X. Apesar do maior volume de dívida, as despesas com juros apresentaram queda de 30%, refletindo as subsequentes reduções da Selic. Parte dos ganhos, porém, foram amenizados pela variação cambial que impacta alguns empréstimos da ViaLagos e Rodonorte.

Perspectivas -”No 3T12 o fluxo de veículos nas rodovias deve apresentar uma recuperação ainda lenta, porém, devendo acelerar o ritmo de crescimento ao longo do semestre em linha com a atividade econômica. Acreditamos que números melhores devem vir da linha de outras receitas com o avanço dos projetos recém adquiridos, assim como novas oportunidades em leilões do governo”, adiantam os analistas do BBI.

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