Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2007 - 09:11

A Gravura brasileira na coleção Mônica e George Kornis


Após a exibição no Rio de Janeiro, a mostra percorrerá outras quatro unidades da Caixa Cultural, nas cidades de Curitiba, Salvador, Brasília e São Paulo.Gilvan Samico - 1928 - Comedor de Folhas – Xilogravura.

A Caixa Cultural Rio apresenta, a partir do dia 09 de outubro, a Exposição "A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis". A mostra , que ficará em cartaz até o dia 18 de novembro, traça uma visão da história da gravura brasileira do início do século XX até o presente, com base no vasto acervo reunido pelo casal por mais de três décadas.

O público poderá conferir cerca de 300 obras de mais de 200 artistas, entre os quais Carlos Oswald, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Anna Bella Geiger, entre outros.

A Coleção Mônica e George Kornis é, segundo o artista Rubem Grilo, o mais importante acervo privado em gravura do país, dada a sua abrangência histórica e estética. Essas características poderão ser bem dimensionadas através do amplo catálogo realizado para documentar essa exposição de inédita envergadura.

"Nossa coleção assumiu desde os anos 1980 o desafio de formar um acervo capaz de expressar tanto a diversidade e a qualidade da produção em gravura realizada no país quanto a importância de sua contribuição para uma visão ampliada de nossa história", destacam os colecionadores Mônica e George Kornis, também curadores da mostra.

Após a exibição no Rio de Janeiro, a mostra percorrerá outras quatro unidades da CAIXA Cultural, nas cidades de Curitiba, Salvador, Brasília e São Paulo. Esta é a primeira itinerância nacional da coleção, que ficará um ano em cartaz.

Formação do Acervo - No processo de desenvolvimento da coleção, segundo os curadores/colecionadores, duas questões se apresentaram de modo claro e urgente: qual o objeto da coleção? E quais os critérios que deveriam nortear a seleção de artistas e de imagens para sua posterior inclusão no acervo?

"A resposta a essas questões demandou uma reflexão que se alongou de meados dos anos 1970 - quando ocorrem de modo pouco sistemático as primeiras aquisições de obras – até fins da década de 80. Nessa época a coleção começou a se definir, ainda que de modo preliminar. O objeto então ficou mais claro: construir, através de gravuras e desenhos realizados por artistas plásticos a partir do século XX, uma outra perspectiva da História da Arte, até então hegemonicamente fundada em obras pictóricas", explicam os curadores/colecionadores.

A mostra "A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis" foi selecionada pelo edital 2007 de ocupação dos espaços da Caixa Cultural.

Dentre os artistas participantes da mostra estão - Carlos Oswald, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Fayga Ostrower, Edith Behring, Anna Bella Geiger, Roberto Magalhães, Portinari, Tarsila, Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Eduardo Sued, Ligia Pape, Emanuel Araújo, Dionísio Del Santo, Isabel Pons, Renina Katz, Anna Letycia, Maria Bonomi, Marcello Grassmann, Gilvan Samico, Arthur Piza, Rossini Perez, entre outros.

Exposição "A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis" - Caixa Cultural RJ – Galerias 2 e 3, Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô Carioca), de 09 de outubro a 18 de novembro de 2007, de terça a domingo, das 10 às 22 horas. Visitas guiadas para escolas com agendamento prévio. Acesso para portadores de necessidades especiais.Entrada: Franca | Telefonista: (21) 2544-4080 / 7666 / 1099 | www.caixacultural.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira