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15/08/2012 - 09:52

Estudo da Visa mostra crescimento no uso do cartão de débito

Uso da ferramenta cresceu em geral, resultado do aumento da percepção dos benefícios e vantagens proporcionadas, além do atual cenário econômico.

São Paulo– De acordo com o Mapeamento de Mercado feito pela Kitelab e encomendado pela Visa, a porcentagem de pessoas que possuem cartão de débito em 2011 passou de 63% para 72%, enquanto aquelas que usam o plástico para compras subiu de 67% em 2010 para 81% em 2011. O estudo tem o objetivo de revelar o uso, hábitos e práticas dos diferentes meios de pagamento.

“Cada vez mais, os brasileiros estão migrando seus pagamentos em papel para pagamentos eletrônicos devido aos benefícios de segurança, confiabilidade e conveniência que os cartões oferecem”, afirma Percival Jatobá, diretor executivo sênior de Produtos da Visa do Brasil. “Através de sua plataforma de produtos e serviços inovadores, a Visa está posicionada para permitir que essa migração ocorra de maneira eficiente e com benefícios mensuráveis para a economia brasileira” conclui o executivo.

O dinheiro em espécie, o cheque e o boleto ainda são largamente utilizados pelos brasileiros. Segundo estudo da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), apenas 27% dos pagamentos da economia do país são feitos com cartões de crédito, débito ou pré-pago.

“Dentro da estratégia do Visa Electron para substituir o papel, focamos e incentivamos o maior uso do cartão de débito na internet, além de ações educacionais com nossas instituições financeiras clientes, maior aceitação em segmentos não tradicionais e o serviço de saque no estabelecimento comercial”, explica Jatobá.

A expansão da aceitação dos cartões em segmentos não tradicionais contribuiu com o aumento da utilização do meio eletrônico de pagamento. De acordo com a pesquisa da Visa, dinheiro em espécie ainda é amplamente utilizado como forma de quitação de serviços recorrentes, como seguros, condomínios, impostos, educação e gastos com saúde. Ao possibilitar vendas com cartões, estes segmentos podem ter benefícios mensuráveis como melhor controle, organização do fluxo de caixa e segurança.

A pesquisa ainda mostra que a cidade que mais utiliza o cartão de débito é São Paulo. Além da metrópole, os consumidores do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba também foram mapeados.

O estudo identificou que: aproximadamente 21% disseram fazer compras com cartão de débito ao menos uma vez na semana, enquanto 15% afirmaram usar de duas a três vezes por semana.

A população masculina foi uma das responsáveis pelo aumento do uso geral do cartão de débito em todas as cidades, registrando um crescimento de 66% para 73%. No caso do grupo do sexo feminino, houve queda de um ponto percentual em relação ao ano anterior, ou seja, de 67% para 66%.

No caso de compras com o cartão de débito, a porcentagem dos entrevistados que disseram que possuem, mas também utilizam a ferramenta cresceu de 67% para 70%.

73% acham que a principal vantagem do cartão de débito é a segurança proporcionada, enquanto a facilidade de não precisar carregar dinheiro na carteira foi apontada como a segunda vantagem, respondendo por 33%.

A penetração de pessoas que possuem cartões com dupla função - débito e crédito - cresceu 5 pontos percentuais saltando de 76% em 2010 para 81% em 2011.

Apesar do aumento do uso e da alta penetração, ainda existe uma grande oportunidade de crescimento dos meios eletrônicos de pagamento no País. O cartão de débito pode atender 57% (fonte: The Alliance for Financial Inclusion) da população brasileira não bancarizada, servindo como um importante instrumento de inclusão financeira para que esses consumidores possam enviar, receber e armazenar dinheiro, além de pagar eletronicamente de uma maneira segura e confiável.

No Brasil, a Visa lançou o seu programa de cartão de débito em 1996 e atualmente 13 emissores em todo o país emitem Visa Electron.

Metodologia do estudo: Desde 1999, a Visa desenvolve o estudo de mapeamento de mercado sobre o uso de serviços financeiros na Argentina, no Brasil e no México. É um estudo sobre hábitos que fornece informações das tendências dos consumidores ao usarem as diferentes formas de pagamento disponíveis e suas atitudes em relação as mesmas. O objetivo do estudo é entender o uso, penetração, hábitos e práticas dos diferentes meios de pagamento: dinheiro, cheque, cartões de crédito, débito e marca privada. No Brasil foram feitas foram realizadas 915 entrevistas na amostra representativa e de bancarizados e 73 a mais com clientes para cumprir as cotas por banco. A duração de cada entrevista foi entre 55 e 60 minutos e realizadas entre julho e outubro de 2011. O foco foram os consumidores bancarizados e não bancarizados, homens e mulheres, entre 18 e 64 anos, de níveis médio-baixo, médio e alto nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba.

Animação criada pela Visa explica pagamento eletrônico – Com o intuito de contribuir para o seu o dia da dia de trabalho com informações relevantes do mercado de meios eletrônicos de pagamento, desenvolvemos uma breve animação que descreve uma transação com cartão Visa. Esperamos que esse conteúdo seja útil par a você.

Perfil - Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Essa moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a VisaNet – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito nem fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumi dores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. [www.moedadoprogresso.com.br | http://brasil.blog.visa.com].

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