Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2012 - 08:27

Hospital Santa Isabel cria protocolo de prevenção de parada cardiorrespiratória


Acaba de ser implantado, no Hospital Santa Isabel, o “Código Amarelo”, cuja finalidade é identificar precocemente nos pacientes, sinais de deterioração clínica, para assim evitar - se o risco de ter uma parada cardiorrespiratória, antes que ela ocorra. “Esse protocolo de prevenção é mais uma etapa que o HSI assume para aumentar a segurança dos nossos clientes”, afirma o diretor médico, Dr. Frederico Carbone Filho.

A coordenadora das Unidades de Internação do Hospital Santa Isabel, Bruna Cepollini, explica que o Código Amarelo visa à prevenção de intercorrências clínicas graves em pacientes internados nas unidades não críticas do hospital. “Com ações antecipadas, é possível evitar complicações graves. Uma atuação precisa, em tempo hábil é fator determinante para garantir a segurança do paciente”, afirma.

Uma lista com sinais de alerta - vitais, clínicos, laboratoriais e de imagem - foi elaborada para facilitar a detecção precoce da intercorrência. Basta o paciente apresentar um desses sinais para a equipe de enfermagem acionar imediatamente o médico, por um celular. “Esse médico tem 5 minutos para chegar até o doente e iniciar o atendimento”, revela Bruna.

Para a implantação do protocolo, foi formado um Grupo de Assistência Rápida (GAR), composto pelo médico hospitalista e pelo enfermeiro da unidade que assiste o doente. Também integram essa formação um fisioterapeuta e um técnico de enfermagem para auxiliar no atendimento.

Frederico Carbone Filho adianta que, para os próximos meses, novos protocolos serão colocados em prática. “Já estão em elaboração os códigos Azul – para parada cardíaca súbita – e o Laranja – para qualquer tipo de intercorrência com acompanhantes, visitante e colaboradores”, conclui.

O Santa Isabel é um hospital que pertence ao complexo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e presta atendimento médico hospitalar a pacientes de Convênios e Particulares, sendo referência da Zona Oeste e Central de São Paulo. O hospital tem um Corpo Clínico qualificado, composto em sua maioria por professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com formação acadêmica reconhecida internacionalmente e uma estrutura tecnológica de ponta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira