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16/08/2012 - 08:47

Ampla encerra primeiro trimestre com receita líquida de R$ 911 milhões, alta de 12,7%

Rio de Janeiro – A Ampla, distribuidora de energia que atende a 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, encerrou o segundo trimestre de 2012 com receita bruta de R$ 1,36 bilhão, montante 10,7% superior ao registrado em igual período de 2011, de R$ 1,22 bilhão. A receita líquida foi de R$ 911 milhões, 12,7% acima dos R$ 808 milhões obtidos ano passado.

O volume de energia vendida e transportada pela Ampla foi de 2.580 GWh, o que representou um incremento de 5,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. A distribuidora encerrou o segundo trimestre de 2012 com 2,66 milhões de unidades consumidoras, 2,3% superior ao registrado nos três primeiros meses de 2011. Este crescimento representa um acréscimo de 59,61 mil novos consumidores à base comercial da companhia. Nos últimos 12 meses, foram investidos R$ 208 milhões para conexão de novos clientes.

Investimentos -Os investimentos da companhia no segundo trimestre de 2012 somaram R$ 112 milhões, montante 8,1% superior ao realizado em igual período de 2011. O maior volume foi direcionado aos investimentos em novas conexões: 43,8%, o que representou R$ 49 milhões.

Ebitda e Lucro líquido -O Ebitda atingiu R$ 197 milhões, um decréscimo de 11,7% em relação ao segundo trimestre de 2011, cujo montante foi R$ 223 milhões. O lucro líquido da empresa, por sua vez, totalizou R$ 61 milhões, 40,4% inferior aos R$ 102 milhões obtidos no segundo trimestre de 2011. O resultado é reflexo, principalmente, de um crescimento nos custos não gerenciáveis em 34,3% e por uma redução do resultado financeiro da companhia. Estes dois fatores conjugados compensaram o crescimento observado na receita líquida entre os dois trimestres comparados.

Perdas -No segundo trimestre, destaca-se a queda no índice de perdas de energia da companhia, que ficou em 19,46%, uma redução de 0,57 ponto percentual em relação a igual período do ano passado. As ações de combate ao furto de energia, intensificadas pela Ampla nos últimos anos, foram determinantes para o resultado, tendo recebido investimentos de R$ 156 milhões nos últimos 12 meses.

Indicadores de qualidade -O indicador de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) encerrou o segundo trimestre em 17,73 horas, contra 20,77 horas, o equivalente a uma redução de 14,6%. Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) ficou em 8,97 vezes, ante 10,96 vezes, uma queda de 18,2%. A redução dos indicadores é reflexo, principalmente, dos investimentos do Plano de Qualidade empenhado pela companhia nos últimos doze meses.

Perfil - A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa Endesa Brasil, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 2,66 milhões de clientes atendidos pela companhia.

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