Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2012 - 09:18

CESB apresenta novidades na 4ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013,

Em parceria com instituições de apoio ao cultivo da soja, comitê realiza fóruns regionais no país.

São Paulo- O Comitê Estratégico Soja Brasil, CESB, anuncia novidades para a 4ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013, que estão com inscrições abertas pelo site www.desafiosoja.com.br.

A partir deste ano, além do tradicional Fórum Nacional de Máxima Produtividade - evento anual no qual os ganhadores do Desafio são anunciados e premiados -, o comitê promoverá fóruns regionais em diversas cidades para compartilhar as melhores tecnologias e práticas sustentáveis utilizadas em todo o Brasil, para o plantio da soja. Entre as cidades estão Cascavel e Castro (PR); Lucas do Rio Verde (MT) e Luiz Eduardo Magalhães (BA).

O primeiro Fórum Regional acontecerá no dia 30 de agosto, em Cascavel, no Paraná, em parceria com a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodectec. Nesse encontro, serão apresentados e discutidos em detalhes as tecnologias e as práticas aplicadas pelos vencedores do Desafio Safra 2011/2012 da Região Sul.

“Nosso principal objetivo em gerar atividades que estimulem a discussão em torno da sojicultura é aumentar a produtividade média do país para 67 sacas/ha (4.000 kg/ha) até 2015 no cerrado, e até 2020 nas demais regiões, com foco em sustentabilidade e rentabilidade”, afirma Orlando Martins, presidente do CESB.

Outra novidade deste ano é a criação da Rede de Pesquisadores de Alta Produtividade. Estudiosos da cultura da soja serão convidados a empreenderem pesquisas nas áreas do Desafio que têm demonstrado consistência, através das safras, no aumento de produtividade. “Um dos pilares estratégicos do CESB é o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Desse modo, o Comitê pretende incentivar linhas de pesquisas nas áreas de fitotecnia, fisiologia e genética, entre outras, para que gerem tecnologias que aumentem os patamares atuais de produtividade”, explica Martins.

Ainda de acordo com o presidente, o Desafio terá mais uma importante novidade: a inserção de uma tabela de rentabilidade na ficha de inscrição de cada área. Uma tabela que permite comparar a rentabilidade das áreas dedicadas ao Desafio com as rentabilidades das áreas comerciais de uma propriedade. “A ideia é entender o quanto o produtor rural investe para aumentar a sua produtividade, e o quanto ele obtém de lucro”, acrescenta.

Cada produtor rural e consultor técnico inscritos no Desafio Safra 2011/2012 receberam um certificado de participação. Aos que obtiveram resultados acima de 67 sacas/ha, o certificado reconhece também a produtividade alcançada.

Atualmente, o CESB é composto por 16 membros, e conta com quatro empresas patrocinadoras, Syngenta, Basf, Monsanto e Totvs, e 13 instituições apoiadoras, que atuam de forma voluntária para promover melhores práticas agrícolas com o objetivo de elevar a média de produtividade da soja no Brasil.

Inscrições para a 4ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2012/2013: os produtores rurais e consultores técnicos interessados em participar terão acesso ao regulamento e mais informações sobre o Desafio no site www.desafiosoja.com.br.

O Desafio estimula os produtores a utilizarem talhões de suas lavouras como laboratórios de pesquisa, dos quais as tecnologias economicamente viáveis serão depois transferidas para as áreas de plantio comercial.

Agenda dos Fóruns Regionais do CESB em 2012: .Cascavel, PR - 30 de agosto, em parceria com a Coodetec. |.Castro, PR - 5 de setembro, em parceria com a Fundação ABC. |.Lucas do Rio Verde, MT - 11 de setembro, em parceria com a Fundação Rio Verde. |.Luiz Eduardo Magalhães, BA - 10 de outubro, em parceria com o Sindicato Rural de LEM, a Fundação Bahia e a Embrapa Cerrados.

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Uma OSCIP é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, voltada ao alcance de objetivos sociais e tem necessidade de prestar contas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira