Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 09:13

Operadora CTBC utiliza EMC Smarts para Gerenciamento de Serviços

A CTBC – Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, que pertence ao grupo brasileiro Algar, adquiru a solução EMC Smarts para gerenciamento da infra-estrutura de rede IP, rede de armazenamento, aplicações e processos de negócios. O objetivo com esta aquisição é maximizar a disponibilidade e o desempenho de aplicações de missão crítica para suportar a oferta de serviços e a execução de negócios da operadora.

“A solução que adquirimos da EMC é poderosa para o complexo gerenciamento da infra-estrutura da informação fim-a-fim. Além da identificação automatizada da causa raiz dos problemas, o projeto que desenvolvemos em conjunto prevê a redução de diversos sistemas de gerenciamento usados hoje e que por não serem integrados, dificultam o isolamento da falha e, conseqüentemente, a recuperação dos serviços“, avalia Antonio Fechio, Diretor de Tecnologia da CTBC. “Outro benefício será a antecipação de eventuais falhas, medindo de forma integrada a saúde da infra-estrutura que suporta nossos serviços e agindo pro-ativamente”, explica o executivo da operadora.

A CTBC constatou que haverá 90% de redução da quantidade de eventos diários e do esforço operacional na relação com o cliente da operadora, por meio de métricas já comprovadas na fase de testes, que permitirão a redução de custos e aumento da qualidade percebida pelos clientes.

As vantagens já atingem toda a rede da CTBC composta por 3.550 itens gerenciados. A aquisição do EMC Smarts, no entanto, já contempla o crescimento previsto da operadora para os próximos cinco anos.

A CTBC trabalha com um volume intenso de informações que abrangem soluções integradas em telefonia fixa e celular e em serviços inovadores, como data center, comunicação de dados, Internet, contact center e serviços de engenharia.

A solução - Weber Abreu e Guilherme Azevedo, consultores da EMC Brasil, afirmam que o EMC Smarts permite à CTBC o gerenciamento a partir de uma visão única de toda a infra-estrutura de rede da operadora. “Com o EMC Smarts é possível enxergar a raiz de eventuais problemas”, afirmam. A dupla foi responsável pela coordenação do projeto que consumiu apenas três meses para ser concluído. Agora em setembro tem início a implementação da solução. A solução adquirida isola instantaneamente as causas dos problemas, fornecendo aos operadores de rede as informações de que precisam para identificar, priorizar e solucionar rapidamente os problemas que afetam o serviço.

“A CTBC foi a primeira a implantar a telefonia celular no interior do país; a primeira a trazer a telefonia digital, a telefonia celular pré-paga, a telefonia via cabo, o fax celular, o reconhecimento de fala e o telefone público para deficientes físicos de voz e audição. Sua experiência em soluções inovadoras já é uma característica, que aliada à EMC, com seus novos produtos resultantes dos investimentos feitos em aquisições de empresas, formam a parceria perfeita para a implementação de melhores práticas nos serviços ofertados”, diz Fechio.

“Como a rede da CTBC é bastante complexa, as ferramentas anteriores dificultavam o gerenciamento e a correlação de eventos. Já com a EMC, parceira de longa data em serviços relacionados a Hosting e Colocation, e com o EMC Smarts, que foi amplamente testado e analisado pelos nossos técnicos, com destaque entre todos os concorrentes, nossas necessidades de negócios atuais e futuras foram efetivamente atendidas”, conclui Fechio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira