Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 09:21

Rio de Janeiro terá universidade para negros


Depois do sucesso em São Paulo como como veia de inserção social, a Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, 'Unipalmares' se prepara para aterrissar no colo fluminense.

A caminho para formatura da primeira turma de alunos do curso de Administração de Empresas no final deste ano a Unipalmares, em São Paulo, vem marcando posição a nível nacional com seu trabalho de vanguarda.

Através da inserção social vem incorporando ações afirmativas em sua gestão, com respostas concretas à sociedade brasileira e mundial.

No Rio de Janeiro, onde o reitor da Universidade, José Vicente participou nos dias 9 e 10, de um seminário na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), sobre Afrobrasilidade, e do lançamento do Troféu Raça Negra 2007, no Espaço da Coca-Cola Brasil, ele comentou com orgulho: “são cinco anos produtivos dos negros brasileiros, e os 150 administradores, dos quais 90% são afrodescendentes, que se preparam para se lançar no mundo empresarial, pelo menos 20% deles já estão encaminhados ao mercado de trabalho, e da composição de 1500 universitários, hoje, pelo menos 300 estão estagiando nos maiores bancos”, embora reconheça que há muitas etapas para conquistar, Vicente acredita que já está mudando a história do Brasil na prática.

E como capital cultural, ex-República do Brasil o Rio de Janeiro se prepara para ganhar também uma universidade para negros, que na previsão de José Vicente assim que cumprir alguns requisitos, e ultrapassar obstáculos, -no máximo em dois anos a Unipalmares fincará bandeira nas terras fluminenses.

Sobre a Lei 10.639/03, -alvo do seminário na PUC-Rio, ele adianta para o Portal Fator Brasil que as discussões vem aocntecendo em várias localidades do país, com foco na implementação e na execução de uma legislação que existe desde 2003, mas que até agora não lhe foi dada a atenção que necessita.

“A Lei de diretrizes básicas, que é o estatuto legal do ensino no país, determina que a história do negro e da África vire conteúdo adequado para alicerçar os professores, além de outras séries de ações neste sentido”, lembra o reitor.

“A discussão hoje vai além do meio acadêmico, passa também pelo político e social do Brasil,o Rio de Janeiro já tem algumas realizações pontuais a nível de governos, aliás, uma preocupação bastante significativa”, aplaude.

Na opinião de José Vicente, além da obrigação legal de governos, é importante que as instituições privadas estejam inseridas, tanto no ensino fundamental quanto superior, e para ele, estar discutindo a Lei 10.639/03, na PUC-Rio, numa mesa composta pelo secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, professor Nelson Maculan, Jesus Hortal, da Universidade Candido Mendes, o presidente do Iara, Humberto Adami Santos Junior, e o escritor e literato Joel Rufino, entre outros presentes, mostra que o Rio de Janeiro tem sensibilidade capaz de fazer com que o Brasil compreeenda de vez a importância da inserção social dos afrodescentes.

E, depois de cinco anos, do grande sucesso alcançado pelo Troféu Raça Negra, considerado o “Oscar” da comunidade negra, e que será entregue no próximo dia 18 de novembro, agora passa para a recém criada Academia Afrobrasileira de Artes, cuja a presidente é a cantora Sandra de Sá mais um conselho de artistas peso pesado.

“A idéia fundamental é dar visibilidade aos projetos culturais de todos os âmbitos, independente da cor ou religião”, adianta.

A sede está funcionando na Avenida Almirante Barroso, nº 06, salas 208 e 209 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).

Petrobras e Coca-Cola Brasil, patrocinadoras das iniciativas da Afrobras reconhecem a seriedade e importância de estar colaborando no fomento dos projetos.

Perfil Unipalmares – a história começou no dia 20 de novembro de 2003, em um pequeno prédio localizado na Rua Pedro Vicente, no bairro da Armênia, zona norte da capital paulista. Lá, nascia a Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares, que em 2004 passaria a receber seus primeiros 200 alunos, matriculados para o curso de Administração.

Outra data muito importante para a instituição foi 6 de agosto de 2007, quando a primeira turma do curso de Direito iniciou suas aulas. Detentor de importante chancela, o curso foi recomendado pelo Conselho Nacional de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – quinta instituição a obter tal mérito na cidade de São Paulo. Antes estão: USP, São Judas, PUC, Mackenzie e Unipalmares. Hoje a Área do campus está na Barra Funda, com 15 mil m2.

Os cursos oferecidos são Administração e Direito (o único, dentre os cursos aprovados, recomendado pela OAB federal). Para o Vestibular 2008 – Administração e Direito. Comunicação Social (Rádio e TV), Tecnologia da Informação (TI), Tecnologia em Transportes e Pedagogia estão aguardando autorização da publicação de Portaria do MEC.

Objetivo da Unipalmares – cumpre todos os fundamentos dentro do tema “Cidadania”. Resultados: quantitativos. Não existe na América do Sul uma instituição idealizada por negros com o foco no ensino e qualificação profissional do afrodescendente.

Inglês Alumni - A Unipalmares tem na grade curricular o curso de Inglês do Alumni (com professores e metodologia da Associação).

Pré-vestibular – Ao curso Pré-Vestibular oferecido pela Unipalmares tem metodologia, inclusive material apostilado, do Objetivo.

Formadores de Opinião – A Unipalmares tem o apoio de importantes formadores de opinião, diferentemente, de outras empresas privadas. Apoio de artistas e personalidades de diferentes áreas.

Sem fins lucrativos - A Unipalmares não tem fins lucrativos. Não recebe verbas de órgãos internacionais, nem partidos políticos, religiosos, sindicatos etc.

Parceiros da Unipalmares: Auxiliam na qualificação adicional dos alunos para que possam disputar, em melhores condições, o mercado de trabalho.

Unipalmares também possui parcerias com as principais universidades brasileiras, sendo a maior participante a Universidade Paulista (Unip). Com a Universidade de São Paulo (USP), através da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA), a instituição permite aos professores e alunos da Zumbi, fazer cursos de pós-graduação, além da orientação e supervisão na criação da Empresa Júnior de Administração da Faculdade Zumbi dos Palmares. Já com a Universidade de Campinas (Unicamp ) existe um acordo de cooperação na área educacional. Esta parceria prevê o oferecimento de cursos de extensão e atividades conjuntas para a qualificação e capacitação do corpo docente, discente e de profissionais afrodescendentes. A experiência das empresas-juniores da Unicamp também é repassada para a Unipalmares, em termos de instalação, logística, corpo técnico e operacionalização.

Outros parceiros do projeto Unipalmares são: Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Faculdades Senac, Faculdades Oswaldo Cruz, Alumni, entre outras.

O aluno que está na condição de trainee executivo júnior, cursa também um mini MBA (pela Unicamp/FGV). São monitorados através de tutorias por um período de dois anos. Estagiam em diferentes áreas. Boa parte desses alunos estão efetivados em grandes empresas e muitos serão efetivados a partir do término do estágio.

Vagas: garantia de até 50% das vagas em cada habilitação. O critério que define a raça é o da autodeclaração, hoje 87% dos alunos e 40% de professores são afrodescendentes. | Sites: www.unipalmares.org.br | www.trofeuracanegra.com.br, e www.afrobras.org.br (cujo banner lincado com mais informações se encontra neste Canal).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira