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11/10/2007 - 09:33

Fashion Beach Cabo Frio incrementa negócios do pólo confeccionista


Confeccionistas da “Capital Brasileira da Moda Praia” aprovam o novo local da Fashion Beach Cabo Frio e comemoram resultados obtidos na 3ª edição do evento.

A 3ª edição da Fashion Beach Cabo Frio, única feira comercial brasileira voltada exclusivamente para o segmento de moda praia, que aconteceu de 03 a 06 de outubro, atingiu a meta estabelecida de 10 mil visitantes, aí incluídos os compradores que circularam pela Rua dos Biquínis durante o evento. Segundo os promotores, as vendas realizadas no período, somadas às que serão efetivadas nos próximos 30 dias em razão dos contatos estabelecidos, deverão atingir os R$ 2,4 milhões previstos inicialmente, valor 20% maior em relação ao registrado na edição do ano passado.

Um dos fatores apontados pelos expositores como determinante para o sucesso da feira nesta edição foi a mudança do local do evento, que passou a integrar a Rua dos Biquínis, tradicional local de comércio varejista de moda praia da cidade que é considerado “o maior shopping de moda praia a céu aberto do mundo”. Com a inovação, uma média de 150 grifes integraram o complexo montado especialmente para o evento.

A confeccionista Rivana Lellis, da grife Água & Sal, por exemplo, aprovou o novo local do evento e afirma que os negócios realizados durante a feira, somados aos gerados futuramente através dos contatos estabelecidos, deverão representar 10% do faturamento previsto para 2007. A empresária ainda informa que abriu novos clientes nos Estados do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Outra grife expositora da feira, a Dona Doida, comercializou 15 dias de produção durante a feira e estima que a participação seja responsável por 5% dos negócios realizados neste ano. Já Kayas Activewear também considerou positiva a área destinada ao evento, comemorando a abertura de novo cliente no Estado do Rio Grande do Norte.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis, Marcelo Chuairi, a integração do evento com a Rua foi extremamente positiva para o incremento dos negócios do pólo. “Como 80% de nossa produção é escoada através da Rua dos Biquínis, acreditamos que a aproximação do evento com o local deverá beneficiar e ampliar a visibilidade da nossa produção”. Segundo Chuairi, o mercado interno ainda é prioritário para os negócios do Pólo, pois apresenta demanda para peças diferenciadas como as produzidas na região e que se caracterizam pela “qualidade, diversidade e exclusividade”. Para comprovar a importância da Rua dos Biquínis, Chuairi informa que a rotatividade dos lojistas da Rua diminuiu 90% nos últimos anos e que existe uma fila de 30 empresas aguardando a disponibilidade de um imóvel no local. “Esse fato revela que estamos no caminho certo”, analisa o empresário.

Desfiles & Tendências - Outro destaque desta edição foram os desfiles diários que apresentaram as novas coleções para o verão 2008 das confecções que participaram do Programa de Capacitação, Inovação e Design Estratégico, projeto implantado pelo Sebrae-RJ em parceria com o Progex-RJ (Programa de Apoio Tecnológico à Exportação). O Programa compreendeu oficinas teóricas e práticas sobre design, produto, produção, análise, planejamento e controle financeiros, formação de preços, marketing de vendas e comércio exterior. Além dos desfiles gerais, algumas grifes, como JGD, Biknina, Jangada, Enseada, Kayas e Pitanga promoveram apresentações individuais de suas coleções.

Durante os desfiles, chamou a atenção do público a diversidade de formas, cores e estampas que devem invadir as praias no próximo verão, com destaque para aplicações exclusivas - como palha, sementes, escamas de peixe, casca de coco e osso -, que agregam valor às peças e diferenciam o legítimo produto fabricado em Cabo Frio. As estampas chegam com força total, inspiradas nos desenhos psicodélicos, nas flores, nos temas ecológicos, nos elementos orgânicos e nos animais. Os bordados e aplicações artesanais sobre as estampas e o crochet com pontos mais delicados são duas das principais apostas para a próxima temporada. Os metalizados discretos e as aparências que remetem ao lurex, aparecem em peças sofisticadas e glamurosas. A modelagem lança mão de diversos recortes em pontos estratégicos, criando um sensual efeito que revela e esconde ao mesmo tempo. As calcinhas surgem menores e com amarrações e cintos que relembram os modelos dos anos 60. Os verdes em diversos tons, os azuis, os amarelos pálidos e os vermelhos mais fechados, ao lado dos inevitáveis preto e branco, são as principais referências. Algumas imagens dos desfiles podem ser conferidas no site www.fashionbeach2007.com.br.

A Fashion Beach Cabo Frio é uma realização da ACIRB – Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis, Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Sebrae/RJ, contando com o apoio do Banco do Brasil, Progex/RJ - Programa Nacional de Apoio Tecnológico à Exportação, Fecomercio – Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e Sindcom - Sindicato dos Comerciantes Varejistas de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro. | www.fashionbeach2007.com.br

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