Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2012 - 10:01

Distribuidores vêem vendas caírem

Desempenho do primeiro semestre de 2012 no mercado de resinas revela que distribuidores têm menor participação de mercado desde 2009.

Levantamento realizado pela Maxiquim a pedido da Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de BOPP e BOPET) mostra que o primeiro semestre de 2012 para os distribuidores de resinas não foi dos mais animadores. Muito pelo contrário. Setor vê seu mercado encolhendo mais a cada ano.

Para se ter ideia, no mercado de PP e PEs, a demanda doméstica dos primeiros seis meses de 2012 foi de 1.836 toneladas, consumo 2,8% maior, quando comparado ao do primeiro semestre de 2011. Mas, apesar desta alta na demanda, a participação da distribuição nos últimos anos neste mercado diminuiu, ficando neste primeiro semestre em 10,5% do montante distribuído.

Em volume, esse primeiro semestre para os distribuidores mostra queda total de 9,1%, quando comparado ao primeiro semestre de 2011. Comparados com anos anteriores, o primeiro semestre deste ano foi o menor, desde 2009. A queda é puxada pelos segmentos de PEs e PP, já mercados de PS, PVC e Especialidades apresentaram altas.

Essa queda foi sentida inclusive no faturamento, neste semestre mais de 5% menor que em relação ao mesmo período do ano passado.

Com esse panorama, as empresas associadas à Adirplast entram no segundo semestre com expectativas nada animadoras. A previsão é de fechar o ano com volume 8,1% menor em volume que o ano anterior. Já no faturamento essa queda deve ser de aproximadamente 5%.

Plásticos de Engenharia -Se para o mercado de PP e PEs na distribuição passa por um momento delicado, o de plásticos de engenharia se mostrou mais positivo. Das mais de 27 mil toneladas comercializadas pelos distribuidores neste primeiro semestre, o grupo ABS e San foi o responsável por mais de 50%. Esse dado comprova a boa fase pela qual passa esses plásticos.

Em outro estudo, encomendado pela entidade para a empresa de consultoria Strategia Gestão Empresarial, o aumento do consumo aliado a inovação através da substituição de materiais tradicionais e ao aumento da produção brasileira, graças aos incentivos governamentais, impulsionarão ainda mais o crescimento do mercado. Previsão é de que o crescimento no volume de vendas de especialidades seja de 6.6% ao ano até 2017. No ano passado, o mercado de San foi de 14.103 toneladas, 20% delas distribuídas por associados da Adirplast.

Mercado de BOPP e BOPET -O estudo da Strategia analisou ainda o mercado de BOPP e BOPET. A boa notícia é que os filmes de BOPP têm apresentado um crescimento médio anual de 6% e a tendência é que continuem crescendo em torno de 5% nos próximos anos. “O crescimento médio mundial esperado é de 7% ao ano, com maiores destaques para China, Índia e Oriente Médio, com novas capacidades produtivas em operação desde 2009”, destacaram os consultores.

No mundo, a demanda total de BOPP está na casa das 5,8 milhões de toneladas por ano. O Brasil corresponde a aproximadamente 2,5% deste volume. Por aqui, o consumo per capita ainda é baixo quando comparado ao resto do mundo.

Iterplast 2012 -A Adirplast irá participar da 7ª edição da Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico –, que acontece de 20 a 24 de agosto, no Expoville, em Joinville, Santa Catarina. No evento, a entidade tem como intuito reforçar a importância das empresas de distribuição de plástico no país. “Pretendemos apresentar no evento as vantagens que a distribuição pode oferecer às milhares de empresas que transformam resinas plásticas no Brasil”, explica Laercio Gonçalves. Além da entidade, algumas das empresas associadas a ela também marcam presença no evento catarinense - Activas, Mais Polímeros, Piramidal, Plastimagem, Remo Plásticos e Replas.

A entidade -A Adirplast, fundada há seis anos, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a consolidação com fabricantes. Além disso, a entidade trabalha para promover a imagem sustentável do plástico. Atualmente, a Adirplast agrega 15 empresas distribuidoras de resinas e bobinas plásticas que respondem por cerca de 10% de todo volume de polímeros comercializados no país. Todas elas são credenciadas e ostentam as bandeiras dos produtores, o que garante ao cliente final a qualidade do produto. [www.adirplast.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira