Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2012 - 10:13

TIM adota ferramenta de Business Intelligence 3.0

Em um cenário de alta competição e em constante mudança, como é o mercado brasileiro de telefonia móvel, as ferramentas de análise ganham relevância para as áreas de negócios das operadoras. Por conta disso, a TIM adota a Business Intelligence 3.0, a nova geração de sistemas de BI. O projeto está baseado na plataforma analítica do SAS e foi implementado pelo Citel Group, que há cinco anos inaugurou uma fábrica de BI na companhia. Desde então, tornou-se responsável pelo suporte de todas as front-end de Business Intelligence, alcançando os vários segmentos de negócios da operadora.

Há dois anos, o SAS e o CitelGroup firmaram parceria para trabalharem em projetos conjuntos no Brasil. Elas já tinham acordo semelhante na Itália. Assim, foram criadas oportunidades de implantação de novas aplicações na TIM, tendo como objetivos a automação de processos, redução do tempo de análises, padronização das informações e correção das regras de negócios. Hoje, as aplicações vão da geração de simples relatórios até a gestão interativa de campanhas de marketing, provisionamento e mining.

Em tempos de BI 3.0, a TIM já está substituindo os antigos relatórios estáticos - sob a forma de incontáveis páginas de dados tabulados -, por soluções cada vez mais inovadoras, interativas, com alto grau de inteligência. “No passado, durante a fase conhecida por BI 1.0, os diversos projetos de construção do datawarehouse corporativo visavam o desenvolvimento de soluções acessíveis apenas aos níveis gerenciais e ou departamentais para as tomadas de decisão, restritas a uma seleta camada de profissionais cuja especialização era rara no mercado. Aos poucos, as diversas áreas de negócio da TIM foram percebendo o grande poder do conhecimento armazenado no datawarehouse e naturalmente exigiram que as soluções atingissem desde a camada estratégica até os profissionais responsáveis pela operacionalização e acompanhamento dos produtos. Assim, veio o desafio de manter a performance para tratar esse imenso volume de dados e a capacidade analítica das soluções para darem respostas no time to market, exigido pelo mercado de telecomunicações”, revela Luigi Longarini, Diretor de TI da TIM Brasil.

Atualmente os usuários querem informações precisas e em tempo real. Eles desejam tocar, visualizar e participar interativamente da obtenção das informações e geração do conhecimento, permitindo fazer alterações nos relatórios imediatamente. Querem ter acesso, a qualquer hora e em qualquer lugar, às informações e compartilhá-las com outros usuários. Este é o desafio da Citel Group, que criou a plataforma SAS para implementar, customizar e potencializar a capacidade analítica desse sistema de última geração ou BI 3.0. “Este trabalho é um exemplo da capacidade técnica do Citel Group em implementar um projeto complexo e que atende à estratégia tecnológica da TIM. Para isso foi fundamnetal a nossa experiência no desenvolvimento de projetos avançados de BI que desenvolvemos durante anos, afirma Valerio D’Angelo, Country Manager do Citel Group

Principais benefícios: . Melhoria na capacidade de gerenciar e organizar os dados em tempo real – com a integração da SAS ao Banco de Dados Teradata, as diferentes áreas de negócio tem possibilidade de analisar continuamente novas informações e as compararem dinamicamente e de forma ágil com os dados históricos, frente ao imenso volume de dados armazenados. Assim, não há mais necessidade de pré-definir como os dados são gerenciados, com os usuários tendo mais autonomia para construir suas próprias análises.

. Disseminação e usabilidade das ferramentas de BI - é essencial o acesso de todos os usuários de negócios dos mais diferentes níveis às soluções de BI para permitir o crescimento da inteligência social da empresa. Com isso, as áreas de vendas, marketing e operações devem usar BI de forma colaborativa para estimular novas ideias e atingir objetivos comuns entre as áreas. O Citel Group tornou as informações disponíveis em todos os momentos e de qualquer lugar. Recentemente o Citel Group implementou a solução SAS Mobile para a diretoria da TIM ter acesso aos principais KPIs de negócio da companhia.

. Inteligência Artificial ou Intelligent BI - esse é o maior diferencial das soluções SAS e o Citel frente aos concorrentes. Ela fornece as informações adequadas aos usuários e com insights relevantes para seu trabalho, isso porque não é necessário pré-definir os dados desejados. Os usuários, porém, podem visualizar tendências, previsões e simulações de cenários para entenderem diversos aspectos que influenciam seus negócios e, principalmente, criar soluções e produtos diferenciados para atender à constante inovação do mercado.

. Social BI - esse será o próximo passo que a TIM dará para integrar-se ao mundo WEB 2.0, voltando à inteligência de suas soluções para ter capacidade de análise dos relacionamentos sociais de seus clientes. A partir da experiência do Citel Group na implementação de soluções analíticas de Social Network da SAS, a TIM poderá obter uma maior assertividade nas ações de fidelização e reduzir cada vez mais o custo de retenção dos seus clientes. Poderá, ainda, aumentar o prestígio e melhorar a sua imagem, estimulando as conexões entre usuários, partir de ações internas e externas por meio de clientes que podem fornecer suas próprias percepções. Com o SAS Marketing Automation atualmente a TIM consegue criar ações de marketing direcionadas a determinado público-alvo para maximizar o retorno de suas campanhas promocionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira