Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2012 - 10:40

Setor de componentes sai na frente para o verão 2014


Fórum de Inspirações, realizado pela Assintecal, Abicalçados e CICB, vem cheio de novidades, entre elas estão o ingresso dos polos de confecções e negócios in loco.

O verão 2014 já chegou à Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), que deu início aos preparativos para a realização do Fórum de Inspirações, que apresentará materiais para essa estação quente. Entre as inúmeras novidades do projeto, duas são antecipadas pelo vice-presidente de Design e Inovação da entidade, Roque Orlando Vieira Junior. “Nesta edição, os previews, que antecedem o Fórum, vão acontecer também nos polos de confecções e couros”, disse ele, lembrando que, até então, esses eventos eram realizados apenas em polos de componentes e de calçados. A outra grande novidade é o retorno, depois de dois anos, de um espaço exclusivo para os empresários prospectarem negócios. O Fórum de Inspirações é uma realização da Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Segundo o executivo da Assintecal, é preciso acompanhar a velocidade da moda, movimento que vem reduzindo o espaçamento de lançamento das coleções. “Daí, a importância de os fornecedores também estarem próximos dos clientes, mostrando seus produtos e, ao mesmo tempo, abrindo essa janela para o fechamento de negócios durante o evento”, afirmou. Na última edição do Fórum de Inspirações foram desenvolvidos 570 materiais por 90 empresas, número que para o verão 2014 saltará para 780 materiais, resultado do trabalho de 130 empresas. Ainda conforme Vieira Junior, os previews do Fórum de Inspirações começarão em outubro, porém as datas ainda estão sendo organizadas.

Ao todo, os previews vão percorrer 26 polos – Novo Hamburgo, Caxias do Sul, São Paulo, Americana, Bocaína, Franca, Presidente Prudente, Goiânia, Belém, Rio de Janeiro, São João Batista, Blumenau, Maringá, Jaú, Birigui, Cuiabá, Campina Grande, Juazeiro do Norte, Teresina, Fortaleza, Caruaru, São Sebastião do Paraíso, Belo Horizonte, Nova Serrana, Uberlândia e Divinópolis. Todo esse material, que será desenvolvido, trabalhado e apresentado até o final do ano, terá lançamento oficial no Inspiramais, de 16 a 17 de janeiro, no Centro de Eventos do Frei Caneca, em São Paulo.

Couro também na estação quente -Uma prévia do que estará em moda na temporada de calor de 2014 já foi apresentada durante o Inspiramais, salão que lançou oficialmente os materiais e produtos da indústria de componentes para o inverno 2013, de 24 a 26 de julho, no Centro de Convenções do Frei Caneca, em São Paulo. No Preview do Couro 2014 foram apresentadas 40 peles desenvolvidas a partir da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal, coordenada por Walter Rodrigues, e que contou com a participação de empresas do setor coureiro, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Centro Tecnológico do Couro – CT Couro, de Estância Velha.

De acordo com o consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Vitor Fasolo, a cara do verão foi construída em cima do europeu, do indígena e dos africanos que vieram para o Brasil. “Cada um, com sua maneira de povoar a terra, representa a cultura brasileira”, comentou. Esses traços, comportamentos e hábitos foram explorados em 12 cores principais que serão o forte da próxima estação. A cartela de cores do verão 2014 tem uma vasta opção: de tons azul claro e escuros, passando por cores quentes, como vermelho, laranja, rosa e amarelos, até cores mais sóbrias e pastéis, como marrom, cinzas e beges. Aliás, as tendências que o verão colocará para o mercado é um dos assuntos que será abordado por Fasolo em 30 de agosto, em palestra que acontecerá na Courovisão, feira do setor calçadista na Fenac, em Novo Hamburgo.

Uma verdadeira fábrica - Dos projetos apresentados no Preview do Couro 2014, o CT Couro desenvolveu oito deles. Em uma verdadeira operação de fábrica, como passagem por laboratório, secagem, pré-acabamento e acabamento, a matéria-prima foi ganhando formas para destacar os conceitos acima detalhados por Vitor Fasolo. De acordo com Gerusa Giacomolli, instrutora de Tecnologia e Design do Centro Tecnológico, o projeto não é apenas o artigo em si. “Além do desenvolvimento, trabalhamos toque, espessura, brilho, sustentabilidade, consumo de água e várias outras questões. Enfim, tudo é pensando para atender os conceitos propostos pelo briefing, mas de forma que esses artigos possam ser viáveis em um curtume e tornarem-se comerciais”, afirmou Gerusa. Um desses exemplos foi o projeto de uma raspa em que houve o tingimento em duas cores, com a aplicação de uma “estampa negativa”. O resultado desse processo foi um sucesso: reprodução no couro de contas (colares) africanas, decodificando um dos conceitos para o verão 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira