Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2012 - 10:53

Berlendis & Vertecchia Editores lança O Ramayana


Clássico da literatura indiana ganha versão adaptada pela autora Laura Bacellar.

Chega, este mês, às livrarias brasileiras, a obra “O Ramayana” (Berlendis & Vertecchia Editores) – clássico da literatura indiana em versão adaptada pela escritora Laura Bacellar. O livro, originalmente escrito em sânscrito, é considerado por muitos como um texto sagrado contendo ensinamentos religiosos e morais importantes para os hindus até hoje, ao lado do grande épico Mahabharata .

“O Ramayana” traz a história do herói Rama, príncipe indiano que abre mão do reino para viver como eremita na floresta e precisa lutar contra demônios para resgatar sua esposa Sita. A lenda, que possui mais de dois mil anos de idade, foi originalmente escrita pelo eremita Valmiki em 24 mil versos de 32 sílabas. “A obra está inserida na tradição dos Vedas, seguindo muitos dos preceitos – como o dharma, dever – apresentando vários deuses e rituais”, comenta Laura.

Datado aproximadamente do ano de 500 a.C, a obra já foi traduzida para o inglês com versões adaptadas para filmes de Bollywood; HQs e romance juvenil hiper sensual. “O Ramayana é um livro enorme e antigo. Um dos volumes com que eu trabalhei tinha mais de 700 páginas de um inglês arcaico. Não há descrição de diálogos, por exemplo, nem de como as pessoas se vestem ou o que sentem, todos artifícios muito comuns das narrativas mais modernas”, explica a autora ao comentar sobre o processo de adaptação do clássico.

Uma das discussões filosóficas propostas pela obra atenta para uma característica da cultura védica que, não sem razão, inspirou muitos sábios do Oriente e do Ocidente. Apesar de convidar à obediência do dharma, um dever que as pessoas adquirem ao fazerem promessas, o Ramayana fala de escolhas. Outro ponto cultural muito presente na obra é a questão do papel da mulher. “A cultura em que a saga se desenrola é muito diferente da nossa, não só oriental como antiga. A mulher muitas vezes é vista como um ser inferior, com a missão única de agradar o marido. E há vários momentos em que é difícil compreender as motivações. Há um trecho da narrativa, por exemplo, em que Rama mata o rei dos macacos para que o irmão do macaco assuma o trono e o ajude. Muita gente já discutiu essa decisão peculiar do herói”, finaliza.

Nas palavras de Laura Bacellar, conhecida por suas adaptações de grandes clássicos infantis, “O Ramayana” é um convite para abrirmos a consciência e vermos o que nos ocorre com outros olhos, inclusive as adversidades.

Autora: Laura Bacellar trabalha com livros desde 1983, tendo já editado mais de mil títulos. Gosta muito de ler e escrever, e acredita no poder dos livros tanto para divertir quanto para informar.

É autora de Mãe d’água, uma história cariri (Scipione, 2008), com o índio Tkainã, e de Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação (Editora Mercuryo, 2001), que tem também uma versão na internet em www.escrevaseulivro.com.br. Adaptou uma série de clássicos para o público infantil, como Robinson Crusoé, Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda e Frankenstein; e Drácula, O signo dos quatro e Caninos brancos para o público juvenil, todos publicados pela editora Scipione. Escreveu ainda o guia Minilarousse da educação no trânsito, lançado pela editora Larousse em 2005.

Ilustrador: Carlos Fonseca -Desenho e pintura foram atividades sempre presentes em sua vida, mas foi somente a partir dos 15 anos de idade, quando frequentou seu primeiro curso de desenho, que percebeu que aquela não era somente uma forma de acabar com os cadernos da escola mais rápido.

Em 1998, formou-se em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da ufmg. Após 4 anos trabalhando com animação e fazendo alguns projetos esporádicos de ilustração, voltou a estudar, para aprimorar-se. Em 2004, formou-se em pintura e começou a dedicar-se exclusivamente à ilustração. A partir daí, trabalhou com diversas editoras de livros e revistas, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, desenvolve um projeto pessoal de livro ilustrado.

Perfil da Editora -A Berlendis & Vertecchia foi fundada em 1979 pela designer gráfica e jornalista Donatella Berlendis. Desde o início, busca máxima qualidade gráfica e de conteúdo em suas publicações. As coleções 'Arte para Crianças' e ‘Arte para Jovem’, pioneiro projeto de educação artística, a coleção ‘Letras Italianas’, entre outros, já valeram premiações no Brasil e no exterior, além de ter conquistado um público fiel. Diversos importantes expoentes da literatura brasileira e mundial são encontrados no catálogo da Berlendis. Traduções criteriosas e fluentes, assim como textos de apoio que contextualizam as obras são outras características que tornam a Berlendis & Vertecchia um nome reconhecido no mundo da literatura brasileira. Hoje, conta com mais de 75 títulos em seu catálogo.

.[Berlendis & Vertecchia Editores , 93 Páginas | Formato: Brochura | ISBN: 978-85-7723-047-1 | Autor: Valmiki | Adaptação: Laura Bacellar | Ilustração: Carlos Fonseca | Preço: R$42,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira