Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 09:43

Alstom ultrapassa a marca de mil trens Citadis (VLTs) vendidos em todo o mundo

Empresa fecha três novos contratos no valor de 240 milhões de euros com Lyon, Istambul e Argel

A Alstom, líder mundial em energia e transporte, acaba de ultrapassar a marca de mil Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) vendidos no mundo todo desde o lançamento da série em 1997. A marca foi alcançada por conta de três novos contratos, no valor de 240 milhões de euros, fechados com Lyon, Istambul e Argel.

Dez anos após assinar o primeiro contrato de VLT Citadis com a cidade de Montpellier, a Alstom fechou um pedido complementar de três Citadis com a cidade de Lyon, cliente da empresa desde 1998. Esse pedido, que representa uma frota de até 73 VLTs, é simbólica, já que permite à Alstom registrar a venda do milésimo Citadis em uma década.

A cidade de Istambul, na Turquia, também entrou para o grupo dos proprietários de Citadis, com aquisição de 30 trens, tornando-se a vigésima quinta cidade do mundo a se equipar com um sistema de VLT da Alstom. As autoridades da cidade assinaram um outro contrato com a Alstom para o fornecimento de 68 carros de metrô Metropolis.

Em Argel, na Argélia, a empresa que opera o sistema de metrô da cidade, a EMA, acaba de fechar um novo pacote turnkey composto por sete trens Citadis, programado para operar no ramal da primeira linha de VLTs da capital argelina. No total, esses três contratos de VLTs elevam o número de Citadis vendidos em todo o mundo para 1.039.

Em Lyon (França), a SYTRAL, empresa responsável por oferecer transporte público à cidade e arredores, escolheu a Alstom, em 1998, para fornecer infra-estrutura, sinalização e uma frota de 47 VLTs, destinados às suas primeiras duas linhas, T1 e T2. Em 2005, a SYTRAL fechou com a Alstom o fornecimento e a instalação dos trilhos, sinalização e 10 trens extras para a linha T3, também conhecida como “LEA”. Em junho de 2007, 13 novos trens foram encomendados para a nova linha T4. Hoje, com uma frota de 73 trens, a rede que serve a grande Cidade de Lyon atua como um ponto de referência no mundo.

Em Istambul (Turquia), a Alstom fornecerá Citadis acoplados em unidades duplas e equipados com um piso totalmente baixo. Eles terão a capacidade de transportar até 500 passageiros por trem a uma velocidade de 70 km/h. A nova frota irá operar em uma rede que liga Zeytinburnu à Kabatas. Com 14 quilômetros de extensão, a linha tem 24 estações em todo o distrito histórico “Golden Horn” de Istambul. Essa linha atende a 250 mil passageiros por dia. As entregas dos Citadis serão iniciadas em 2009, sendo entregues três trens por mês. A Alstom também fornecerá 17 trens Metropolis de 4 carros para o sistema metroviário da cidade na segunda metade de 2009. Com capacidade para 1.230 passageiros, os trens vão transportar até 30 mil passageiros por hora, dependendo da freqüência. Irão operar na linha Otogar Kirazli – Olimpiyat Village, atualmente em construção.

Em Argel (Argélia), a Alstom entregará 41 Citadis. Os trens operarão na primeira linha de VLTs, ligando o centro da cidade aos novos distritos da região leste. A linha, atualmente em construção, terá uma extensão de 23,2 quilômetros e terá 38 estações. A Alstom foi escolhida em 2006 pela EMA para o fornecimento do primeiro sistema turnkey composto por material rodante, trilhos, sistema de fornecimento de energia, eletrificação de tração, sistema de sinalização, equipamento de controle, manutenção, parte das obras públicas e uma oficina.

Argel, Barcelona, Dublin, Istambul, Lyon, Paris, Melbourne, Roterdã, Tunis... 25 cidades optaram pelos veículos leves sobre trilhos da Alstom e 50 outras cidades têm um projeto de veículo leve sobre trilhos para os próximos três anos. Esse boom pode ser explicado pelos vários benefícios que esse meio de transporte oferece, em um contexto de crescimento urbano exponencial e fortes restrições ambientais, em escala mundial. Os VLTs possibilitam o desenvolvimento sustentável, proporcionam um novo dinamismo aos espaços urbanos e preservam a herança arquitetônica, contribuindo para o crescimento das cidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira