Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2012 - 11:17

Empresa familiar portuguesa líder no mercado mundial em processamento de bacalhau se consolida como referência nacional

No país há 15 anos, a Riberalves caiu no gosto do brasileiro fechando 2011 com mais de cinco mil toneladas de bacalhau comercializadas e previsão de crescimento superior a 20% para 2012.

Fundada em 1985, a Riberalves é líder mundial na transformação e comércio de bacalhau. Sediada em Portugal, onde é líder de mercado, a empresa é pioneira no comércio do peixe dessalgado e congelado, com um portfólio de mais de 50 itens, exportados para o Brasil e mais 15 países. A empresa conta com duas unidades industriais nas proximidades de Lisboa, sendo que em uma delas, Torres Vedras, fica também a administração geral do Grupo. Desde 2008, a empresa mantém com um escritório comercial no Rio de Janeiro, sob a direção de Marcelo Nasser. A Riberalves é o braço exportador de bacalhau do Grupo Riberalves, que também tem negócios nas áreas de cafeicultura (Novo Dia Café), no ramo imobiliário (Riberalves Imobiliária) e vinhos, com a inauguração da Adega Mãe, em dezembro de 2011.

À mesa do brasileiro -Dezenove produtos integram o portfólio da empresa no Brasil. Nas versões lombos, postas, desfiado e sob o formato de bolinhos, o bacalhau Riberalves apresenta-se em embalagens de 500 gramas, 1Kg, 2Kg e 5Kg nas espécies Porto Morhua, Porto e Saithe, provenientes da Islândia, Noruega e do Alasca. Mais recentemente, a empresa lançou o bolinho de bacalhau, atendendo a uma antiga demanda de nossos parceiros no Brasil. Todos os produtos Riberalves respeitam as normas da legislação da ANVISA e estão regidos pelos mesmos princípios de qualidade, tecnologia, saúde, segurança e meio ambiente que a empresa viabiliza em todo o mundo.

O Brasil representa 25% do faturamento global da líder portuguesa. No país são comercializadas tanto a versão dessalgada e congelada quanto a seca. Entre os anos de 2008 e 2011, os rendimentos da empresa no país cresceram cerca de 170%, atingindo a marca dos R$ 84 milhões. “Em 2008 foram 300 toneladas comercializadas somente da versão dessalgada e congelada. Em 2011, esse número chegou a 2.400 toneladas. O objetivo para 2012 é buscar as três mil toneladas”, explica Marcelo.

Para o CEO mundial da Riberalves, João Alves, o Brasil é um mercado estratégico e promissor: “Queremos que até o final de 2013, o Brasil represente 50% de toda a Riberalves. Para buscando uma maior eficiência em nossa cadeia de distribuição em todo o país”, afirma.

Making-of do Bacalhau -Atualmente, a Riberalves é líder na transformação e comércio do peixe comercializando 20 mil toneladas/ano, ou seja, cerca de 1/3 do consumo português. A empresa detém a mais moderna infraestrutura de dessalga e congelamento de bacalhau realizado no mundo, normatizadas pela IFS – International Food Standart, referencial específico para área alimentar.

O processo da Riberalves tem início na pesca do bacalhau, que pode ser realizada no Atlântico Norte (Noruega e Islândia) ou no Pacífico Norte (Alasca). Ainda em trânsito, o bacalhau é aberto e salgado para conservação. Após essa primeira salga, é transportado em câmaras frigoríficas até Portugal, onde é lavado e salgado novamente. Em seguida, o peixe é encaminhado à cura ou maturação, etapa que pode levar entre seis meses e um ano, sendo prioritária para a qualidade final da matéria-prima.

Após a cura, o bacalhau é desidratado em túneis de secagem. Em seguida, o bacalhau é levado para a dessalga, onde é mergulhado em tanques com água entre 7 e 9º. C, por até 90 horas. A partir daí, dá-se início ao processo de congelamento, que leva até cinco horas, sob uma temperatura de 40 graus negativos. Finalmente, o bacalhau é coberto por uma fina camada de gelo que o protege da oxidação e desidratação, deixando-o a ponto de ser comercializado.

Expansão a todo vapor -Ao longo dos últimos três anos, a Riberalves investiu 25 milhões de euros na modernização de suas unidades industriais. Uma delas (localizada na Moita, Lisboa), é considerada a maior e mais moderna do país, com quase 30 mil metros quadrados. Ratificando a postura empreendedora do CEO Mundial, em dezembro de 2011, o Grupo deu início as suas atividades na área vitivinícola, com a inauguração da Adega-Mãe, projeto de 5 milhões de euros. Recentemente, o Grupo inaugura até o final de 2012 novas instalações em Angola. Em 2011, os números de faturamento da Riberalves bateram na casa dos 135 milhões de euros.

Premiações -A qualidade Riberalves se traduz nas premiações recebidas pela empresa ao longo de sua trajetória, tanto em Portugal, quanto no Brasil. Em 2005, a empresa recebeu o ‘Masters da Distribuição’, atribuído por profissionais portugueses do setor; em 2009 foi eleita pelos consumidores ‘Produto do Ano’ e reconhecida em 2010 como ‘Sabor do Ano’ por consumidores e chefs de cozinha. No mesmo ano, a empresa passou a ser reconhecida pelo programa de certificação de eco rotulagem do Marine Stewardship Counci (MSC), obedecendo regras aplicáveis à sustentabilidade e boa gestão da atividade pesqueira. Em janeiro de 2012, no Brasil, os lombos e postas dessalgadas foram eleitos por consumidores brasileiros pela certificação ‘Produto do Ano’, que indica os produtos mais inovadores de diversas categorias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira