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22/08/2012 - 11:17

Pesquisa aponta que o budget para eventos corporativos aumentará 12% em 2013

Instituto Alatur e MPI apresentam dados exclusivos sobre o Mercado de Eventos Corporativos no Brasil.

São Paulo – O budget para eventos corporativos em 2013 terá aumento de 12%, alcançando o valor médio aproximado por empresa de R$ 23 milhões. É o que aponta a pesquisa encomendada pelo Instituto Alatur e o Meeting Professionals International (MPI) à empresa Ivani Rossi Conhecimento Aplicado a Negócios, com o objetivo de atualizar as informações sobre o Mercado de Eventos Corporativos no Brasil.

Na pesquisa foram identificadas as tendências, o funcionamento, os tipos de eventos por setor, o principal evento de cada empresa e o orçamento destinado à atividade. O levantamento foi realizado durante o mês de julho de 2012.

“A pesquisa identifica que os executivos estão muito confiantes de que os eventos corporativos vão aumentar e terão maior aprimoramento. E essa é uma tendência mundial, ou seja, as expectativas não são infundadas. Além disso, há grande crença de que vão acontecer muitas modificações no setor”, analisa Alberto Moane, diretor de eventos e incentivos do Grupo Alatur.

Dos pesquisados, 98% acreditam que aconteceram e vai continuar ocorrendo mudanças no mercado de eventos. Desses, 86% apontam que essas alterações serão nos eventos de grande porte. O direcionamento dos eventos a públicos específicos é citado por 34% dos entrevistados como a principal mudança. Na sequência estão: o aumento da interatividade (23%) e o uso de tecnologias avançadas (22%).

Os dados com relação às tendências estão alinhados com estudos internacionais que apontam, entre outras expectativas, o aumento do número de agências especializadas por tipo de complexidade de evento, foco no perfil dos participantes e forte uso de tecnologia de ponta.

Em média, as empresas pesquisadas planejam 58 eventos anuais, que vão de congressos, stands, confraternizações até os stand alone meetings, ou seja, eventos não atrelados a outros eventos ou celebrações. O principal evento do ano recebe o maior investimento, 38% do budget, e é organizado durante cerca de quatro meses.

Outra perspectiva é com relação ao aumento de ferramentas para avaliar o retorno do investimento (ROI) e da constância das avaliações. 72% acredita que haverá maior uso das mídias sociais para fazer a avaliação; 60% prevê maior freqüência da avaliação com relação à absorção do conteúdo pós-eventos; 59% aponta o aumento de ferramentas mais eficazes para medir o impacto dos eventos nos negócios e 52% nas opções de instrumentos amigáveis para avaliar o ROI de um evento.

Crescimento do setor -Para 61% dos entrevistados, o mercado de eventos no Brasil vai crescer nos próximos cinco anos. Há expectativa, também, para o aumento de eventos verdes (57%) e eventos de relacionamento (50%). Por outro lado, a expectativa de 83% dos executivos é que haja redução no número de eventos não planejados, e 66% acredita que haverá redução de encontros físicos para a definição de estratégias.

Agências Full Service -As agências full service são aquelas que cuidam de todas as etapas do evento, inclusive do pós, com a avaliação dos resultados. Para os entrevistados, as principais exigências desse tipo de agência é com relação à capacidade para atender do planejamento à avaliação do evento (61%); a qualificação dos profissionais (32%) e com grande experiência no segmento do mercado em que o executivo atua (19%).

As principais vantagens apontadas na pesquisa para a contratação desse serviço são: praticidade (28%), obter saving na realização do evento (27%) e conhecer os parâmetros e características do segmento em que atua (26%). Já, as desvantagens dizem respeito à perda de noção de custos das etapas intermediárias do evento (24%), dependência de um único fornecedor (18%) e alto custo (12%). Nesse quesito, 44% não soube dizer qual seria a desvantagem.

Diante do cenário, 63% tem interesse em contratar uma agência full service e destes, 71% o fariam apenas para os grandes eventos.

A Pesquisa -O universo pesquisado foi de 82 pessoas responsáveis por definir as políticas de eventos da empresa em que atua. Os executivos eram gestores dos departamentos de recursos humanos, marketing e vendas das empresas pertencentes ao grupo das 1000 Maiores e Melhores Empresas de acordo com levantamento da Revista Exame.

Perfil da MPI (Meeting Professionals International) é a maior e mais vibrante comunidade global no setor de eventos, tem o compromisso de promover conexões entre os associados para a troca de conhecimentos e ideias, estabelecimento de relações comerciais e clara compreensão do mercado. MPI conta com mais de 21.000 sócios, com 71 capítulos e clubes ao redor do mundo. MPI Brazil Chapter é entidade legalmente constituída no Brasil desde novembro de 2007, com sede em São Paulo. [www.mpiweb.org e www.mpibr.org].

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