Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 09:53

Flexografia de nova geração revoluciona a indústria de embalagens

Finepack investe em equipamentos e sistemas que deixam o método de impressão cada vez mais próximo da rotogravura.

A flexografia vem ganhando cada vez mais espaço nas impressões não só de embalagens flexíveis, mas também de variadas superfícies e materiais. A evolução tecnológica do segmento, com novas máquinas e processos, permite que este meio de impressão fique cada vez melhor e customizado, atendendo às necessidades de um mercado cada vez mais exigente.

Nesse segmento, a Finepack é uma das empresas que mais cresce, pois oferece aos seus clientes uma ampla gama de serviços (produção de clichês, laminação etc.), não se restringindo apenas à impressão. Além de ser a primeira empresa nacional do setor de embalagens a desenvolver um trabalho focado na terceirização.

Para oferecer serviços de qualidade internacional a custos competitivos, a empresa investe constantemente em seu parque industrial. Um dos mais recentes investimentos da Finepack é a impressora gearless Primaflex CM8, uma moderna máquina de 8 cores da fabricante alemã Windmöeller & Hoelscher que, além de ser um dos equipamentos mais confiáveis para este tipo de impressão, possui diversas características importantes como: controle automático de registro; sistema de limpeza automática; set-up (preparação para nova impressão) rápido e UPS (“no-break”). A máquina foi desenvolvida para trabalhar com largura máxima de substrato de 1.320 mm. e impressão máxima de 1.270 mm., com passo de repetição de 380 mm. a 800 mm. a uma velocidade máxima de 300 m./min.

Além da impressora alemã, considerada um modelo de ponta no mundo, a empresa também possui outras impressoras como a Soloflex 8 cores e diversas laminadoras. “Com o nosso investimento constante em equipamentos, conseguimos garantir a melhor qualidade e reduzir as chances de erros e eventuais problemas com a impressão”, declara Edmur Batista do Carmo, diretor da empresa fundada em 1.992, hoje com sede em Itupeva – cidade escolhida por se situar estrategicamente no eixo São Paulo-Campinas.

Para oferecer um trabalho ainda mais exclusivo, Edmur criou uma nova empresa, complementar a Finepack: a Finetech. Esta, apesar de ter surgido para atender apenas às necessidades da Finepack, hoje já tem mais de 80% de seus negócios voltados para outros clientes. É que o método Finetech garante a fidelidade de cores dos trabalhos, mesmo que a impressão seja feita por outra empresa, que não a Finepack.

O método exige que o cliente gere (através da gráfica que já o atende) impressões padrão (chamadas de “ICC Profiles”, ou “Perfis ICC”). Os perfis ICC são utilizados para criar parâmetros personalizados de cor que, depois, serão utilizados para garantir a qualidade das matrizes, das provas e dos materiais finais.

Estes parâmetros, captados de forma eletrônica e transferidos para o computador, servem como “intérprete” das diferenças existentes entre os diversos equipamentos envolvidos no processo (computadores gráficos, impressoras de provas, etc.). Assim, é possível controlar as diferenças e garantir a fidelidade de cores, desde o momento da criação da arte até a impressão do produto final.

Processos de impressão da finepack - A Finepack imprime e lamina com ou sem solvente, em diversos substratos – como alumínio, papel ou plásticos diversos (PP, PE, BOPP, PET). De forma a suprir as necessidades de apelo visual e proteção do que será embalado, conforme se vê nos exemplos abaixo:Outro diferencial da empresa é o sistema de impressão para tampas de margarina. Nele, a imagem é impressa num filme plástico, que depois é aplicado ao material da tampa e, então, este conjunto é termoformado. A Finepack imprime em um filme de polipropileno, lamina este numa chapa de polipropileno e, depois, é feita a termoformagem. “Era um nicho de mercado anteriormente atendido apenas por impressão dry off set em cima da tampa já termoformada, que conseguimos migrar com sucesso para a flexografia”, explica o diretor.

DIferença entre flexografia e rotogravura -Flexografia é um sistema de impressão gráfica que pode ser considerado como um bisneto do carimbo, ideal para embalagens e para impressão/ conversão. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes. Este método de impressão usa um clichê, para impressão. O clichê é uma chapa de polímero aonde são gravadas as imagens e os textos a serem impressos e que, depois, é presa a um cilindro para imprimir. Já na rotogravura, a impressão é feita no próprio cilindro, geralmente de aço cromado, o que encarece o custo da impressão.

Finepack e a Finetech - Fundada em maio de 1.992, com apenas 10 funcionários, a Finepack se manteve desde o início, fiel ao objetivo de desenvolver um continuado trabalho de qualidade, a custos competitivos e níveis internacionais, tornando-se, rapidamente, um referencial de excelência no mercado, quando se fala de impressão flexográfica.

No ano de 1.996, tendo como filosofia básica o domínio total da tecnologia de impressão, a Finepack investiu fortemente num setor estratégico e fundamental para atingir um nível de qualidade ainda maior, com maior agilidade: o desenvolvimento de imagens e a gravação de fotopolímeros. Nesse ano surgiu a Finetech, uma empresa que já desponta como uma das mais modernas e tecnologicamente avançadas em sua área.

Já em 1.999, a Finetech foi uma das primeiras empresas brasileiras a utilizar a tecnologia de gravação de fotopolímeros pelo sistema laser, sem geração de fotolitos - sistema batizado de CTP (“Computer to Plate”) e desenvolvido pela SCITEX (hoje Kodak), em Israel.

As duas empresas contam com mais de 130 colaboradores, formando uma equipe de profissionais extremamente especializada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira