Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2012 - 08:12

Coleção História do Brasil Nação chega ao seu terceiro volume e aborda período decisivo para o futuro do país

Composta de seis livros e dirigida pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz, coleção, que faz parte do projeto América Latina na História Contemporânea, é uma realização da Fundación MAPFRE e conta com a coedição da editora Objetiva.

A deposição de D. Pedro II, o fim do período escravocrata, a abertura para o mundo: a virada do século XIX para o século XX foi um dos momentos mais significativos da história brasileira. Este é o contexto do 3º volume da coleção História do Brasil Nação – A abertura para o mundo: 1889-1930 –, obra que será lançada no próximo dia 23 de agosto (quinta-feira), na Academia Brasileira de Letras (ABL), às 17h30, juntamente com o volume 2 da coleção – A construção nacional: 1830-1889 –, organizado por José Murilo de Carvalho.

A abertura para o mundo propõe não só uma leitura sintética e reflexiva sobre a época, como apresenta os complexos processos de transformação política no Brasil, com o surgimento de um cenário propício a todo tipo de utopia e projeções.

Para dar conta de tamanha complexidade, cinco importantes pesquisadores — Hebe Mattos, Francisco Doratioto, Gustavo Franco, Luiz Aranha Corrêa do Lago e Elias Thomé Saliba —, reunidos sob a coordenação de Lilia Moritz Schwarcz, também diretora da coleção e autora do volume, compõem um instigante painel da vida política, da sociedade, da economia, das relações internacionais e da cultura nas décadas estudadas.

A obra mostra que o recém-instituído regime republicano e o término da mão-de-obra escrava trouxeram grandes motivações para o Brasil, com possibilidade de acesso à cidadania e inclusão social, em um panorama não mais cerceado pela estrita hierarquia social do Império ou por critérios de origem ou nascimento. Ao mesmo tempo, o texto permeia o anseio de alcançar a modernidade, inspirado em modelos civilizatórios europeus, sobretudo franceses.

Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, é uma honra estar à frente de um projeto de tamanha envergadura para a cultura e para a história nacional e que tem o privilégio de contar com importantes especialistas. “Além de todo o trabalho e conhecimento de conceituados historiadores, o grande mérito da coleção é converter a complexidade histórica numa linguagem objetiva e direta, o que possibilita conhecimento tanto para acadêmicos quanto para o público em geral”.

Sobre a coleção História do Brasil nação: 1808-2010 -A coleção História do Brasil Nação não apenas propõe uma nova leitura sobre a história do Brasil, mas proporciona as chaves para o estudo de suas conexões com a América Latina. Contando com o trabalho de renomados especialistas e a seleção de farto material iconográfico, cada volume apresenta diferentes aspectos da realidade brasileira em seus últimos 200 anos a partir de perspectivas econômicas, políticas, sociais e culturais.

Parte de um projeto maior — intitulado América Latina na História Contemporânea — que se estende por todo o continente americano e vários países europeus, a coleção é uma iniciativa pioneira no campo historiográfico e documental e referência obrigatória para todos que estudam ou se interessam pela nossa história.

A construção nacional: 1830-1889, col. História do Brasil Nação, Vol. 2 | Autores: Sidney Chalhoub, Leslie Bethell, João Antônio de Paula e Alfredo Bosi | Organização: José Murilo de Carvalho | Editora: Objetiva | 328 Páginas | Preço: R$ 43,90.

A abertura para o mundo: 1889-1930, col. História do Brasil Nação, Vol. 3 | Autores: Hebe Mattos, Francisco Doratioto, Gustavo Franco, Luiz Aranha Corrêa do Lago e Elias Saliba | Organização: Lilia Moritz Schwarcz | Editora: Objetiva | 336 Páginas | Preço: R$ 44,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira