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23/08/2012 - 08:22

Primeiro semestre de 2012 teve crescimento de 21%

Faturamento de R$ 10,2 bi e 5,6 milhões de novos e-consumidores.

Destaques para o primeiro semestre, onde foram realizadas 29,6 milhões de encomendas nas lojas virtuais, com tíquete médio de R$ 346,00. No mesmo período de 2011 foram 25 milhões de pedidos. Dentre as categorias de produtos mais vendidas (volume de pedidos) nos primeiros seis meses do ano estão: com 13% estão empatadas as categorias eletrodomésticos e saúde, beleza e medicamentos.; em seguida vêm moda e acessórios(com 11% ) livros, assinaturas de revistas e jornais com ( 10%) e, produtos de informática (9%) em quinto lugar. O mercado de compras coletivas, no primeiro semestre, totalizou 12 milhões de cupons vendidos, a um ticket médio de R$ 60,00. Em junho de 2012, 1,3% das compras online foram realizadas por meio de aparelhos móveis, sejam smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de 0,3% - um aumento de 400%.

São Paulo - A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o e-Bit lançaram no dia 22 de agosto (quarta-feira), em São Paulo, a 26º edição do relatório Webshoppers. O relatório é resultado de uma pesquisa realizada pelo e-Bit junto a 8 mil lojas virtuais. O comércio eletrônico no Brasil cresceu 21% no primeiro semestre, faturando R$ 10,2 bilhões em vendas online no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2012. No mesmo período, 5,6 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online, somando 37,6 milhões de e-consumidores. "O comércio eletrônico brasileiro confirma as expectativas de crescimento do primeiro semestre. Nosso mercado é tão pujante que atrai a atenção de investidores estrangeiros que sempre procuram a Câmara. São grandes players do setor mundial interessados em conhecer e investir no País”, enfatiza Leonardo Palhares, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net.

No primeiro semestre foram realizadas 29,6 milhões de encomendas nas lojas virtuais, com tíquete médio de R$ 346,00. No mesmo período de 2011 foram 25 milhões de pedidos. A expectativa de crescimento para o segundo semestre em relação ao mesmo período de 2011 é de 20% e um faturamento de R$ 22,5 bilhões. Dentre as categorias de produtos mais vendidas (volume de vendas) nos primeiros seis meses do ano estão: com 13% estão empatadas as categorias eletrodomésticos e saúde, beleza e medicamentos.; em seguida vêm moda e acessórios(com 11% ) livros, assinaturas de revistas e jornais com ( 10%) e, produtos de informática (9%) em quinto lugar.

Compras coletivas -O mercado de compras coletivas, no primeiro semestre, totalizou 12 milhões de cupons vendidos, a um ticket médio de R$ 60,00. Foram 83.233 ofertas anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de R$ 1,4 bilhão. “A camara-e.net vem acompanhando de perto o segmento de compras coletivas e compõe um comitê com os maiores players do setor, que estão prestes a completar dois anos no mercado. Este mercado passa por um processo de amadurecimento e entendimento das relações com consumidores, parceiros e governos”, completa Palhares.

Mobile commerce -Em junho de 2012, 1,3% das compras online foram realizadas por meio de aparelhos móveis, sejam smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de 0,3%. “Este crescimento de quase 400%, embora ainda represente apenas 1,3% é muito significativo, pois o mobile commerce deve revolucionar o que é entendido por acesso a internet em compras online. O Brasil hoje passa por um processo de regulamentação deste segmento que deve alavancar ainda mais este modelo”, explica Palhares.

Amazon -Nesta edição do Webshoppers, foi realizado um levantamento sobre a chegada da Amazon no Brasil. A pesquisa ocorreu entre 3 e 12 de agosto e contou com 3.125 respostas. Do universo pesquisado, 26% já compraram na Amazon e gastam, em média, R$ 158,00 em sites fora do Brasil, mas na Amazon eles chegam a desembolsar R$ 172,00. Porém o valor é inferior ao gasto na BestBuy, que tem um tíquete médio de R$ 212,00. “A chegada de uma gigante estrangeira como a Amazon trará novidades para o Brasil e vantagens para o consumidor”, acredita Palhares.

Índice FIPE Buscapé -Nos últimos 12 meses, de junho de 2011 a junho de 2012, a radiografia de preços do setor realizada pelo relatório FIPE Buscapé registrou uma queda de -7,07 % nos preços dos produtos vendidos no comércio eletrônico. A categoria com maior queda no período foi a de eletrônicos (-14,85%), seguido de telefonia (-13%) e eletroeletrônicos (-14,85%).

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