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23/08/2012 - 08:22

Heineken NV apresenta sólido crescimento da receita no primeiro semestre de 2012

No Brasil a marca Heineken cresce mais de 40% em relação ao mesmo período de 2011.

Amsterdã– A Heineken Holding N.V. Anunciou que a receita cresceu 4,5% organicamente, impulsionado por maiores volumes totais consolidados de 1,6% e o crescimento da receita por hectolitro foi de 2,9%. O volume de cerveja do grupo subiu 3,3%, com aumentos em quatro das cinco regiões. O volume da marca Heineken ® cresceu 6%, mais uma vez superando o desempenho do segmento Premium internacional e do mercado de cerveja em geral. O EBIT cresceu 0,5%, refletindo uma contribuição positiva das aquisições e um impacto cambial favorável. Em termos orgânicos, o EBIT diminuiu 5,5%, principalmente devido aos investimentos planejados de capacidade de construção e os custos mais altos de insumos. O lucro líquido cresceu 1,6% e caiu 4% em uma base orgânica. O lucro líquido aumentou 30%, para € 783 milhões, incluindo um ganho pós-impostos de € 131.000.000 provenientes da venda de uma participação minoritária em uma cervejaria na República Dominicana.O EPS diluído cresceu 4,3% refletindo o maior lucro líquido e um menor número médio ponderado de ações diluídas após a conclusão do programa de recompra de ações ASDI em outubro de 2011.O programa Gestão de Custo Total de programa (TCM2) entregou € 85 milhões, antes de impostos, no primeiro semestre de 2012. A meta de sinergias de custos de FEMSA, de € 150 milhões, foi alcançada antes do planejado. O fluxo de caixa livre operacional de € 345.000.000 estava abaixo do mesmo período do ano anterior, refletindo principalmente maiores investimentos de capital planejados e investimento em capital de giro, devido ao crescimento do negócio. O dividendo de € 0,33 por ação teve um aumento de 10% face ao ano anterior. Em 17 de agosto de 2012, Heineken anunciou que concordou uma oferta final e assinou acordos definitivos com Fraser & Neave (F & N) para adquirir o seu controle total na Asia Pacific Breweries Limited (APB) e os ativos não-APB detidas pela Asia Pacific Investment Pte Ltd (APIPL) por um valor total de $ 5,6 bilhões de dólares de Cingapura.

Segundo Jean-François van Boxmeer, Presidente do Conselho Executivo e CEO, "Nosso foco na entrega de crescimento de receita continua a ser bem sucedido com o aumento da receita em todas as regiões e ganhos de participação de mercado em vários de nossos principais mercados. A marca Heineken ® obteve novamente um forte desempenho no segmento premium internacional com o crescimento de volume orgânico de 6%.

Nas regiões África & Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Américas foi entregue um excelente desempenho de resultado. O sólido crescimento da região das Américas é particularmente notável porque reflete o sucesso de nossas iniciativas estratégicas nos importantes mercados dos EUA e México. Embora diante de um ambiente econômico desafiador e clima desfavorável, a receita na Europa Ocidental aumentou ligeiramente na primeira metade do ano, enquanto que a região da Europa Central & Leste informou sólido crescimento orgânico da receita.

O programa Global Business Services (GBS) e outras iniciativas nos permitiram gerar € 85 milhões sob nossa gestão Custo Total (TCM2). Apesar deste benefício, a nossa rentabilidade no primeiro semestre do ano foi impactada pelas condições comerciais difíceis de toda a Europa, bem como custos mais elevados de insumos e investimentos planejados de capacidade.

No segundo semestre, esperamos que continue o momento benéfico para o marketing da marca, bem como investimentos de capital em mercados de crescimento mais elevados. O lucro líquido para o ano inteiro está amplamente em linha com o ano passado, em uma base orgânica.”

Sobre a proposta de aquisição da Asia Pacific Breweries, van Boxmeer disse que “a decisão da Fraser and Neave, em 17 de Agosto de 2012, em concordar com a nossa oferta de participação total na APB e recomendar a transação proposta a seus acionistas, é um marco importante e emocionante em nossa trajetória. Os negócios da APB fornecem acesso direto a duas das regiões do mundo, de crescimento mais expressivos para cerveja - Sudeste da Ásia & Ilhas do Pacífico, e da China. Estamos trabalhando para concluir rapidamente a transação e estamos ansiosos pelo sucesso e crescimento contínuo e sucesso na região, liderada pelas marcas Heineken ® e Tiger."

Perspectivas para 2012 -Receita: Heineken continua a esperar receita de todo o grupo para se beneficiar de uma dinâmica positiva contínua nas economias de crescimento mais elevadas em toda a região da Ásia Pacífico, África & Oriente Médio e nas regiões das Américas. O volume na Europa Ocidental deverá permanecer moderado no segundo semestre de 2012, devido às condições econômicas desafiadoras.

Marcas Globais: Heineken ® deverá manter seu forte desempenho no segmento Premium internacional. A companhia também continuará a investir na expansão de suas outras marcas globais - Desperados, Strongbow Gold, Amstel e Sol.

Custos de insumos: No primeiro semestre de 2012, os custos dos insumos aumentaram 6,9% por hectolitro, com ligeiro aumento sobre as expectativas de anos anteriores, refletindo o rápido crescimento de países com inflação mais alta e aumento de preço de embalagens descartáveis. HEINEKEN espera que este mix continue no segundo semestre do ano. Como consequência, são esperados que os custos de insumos por hectolitro aumentem cerca de 8% em 2012. HEINEKEN espera compensar este aumento através de crescimento maior da taxa de receita por hectolitro no segundo semestre do ano.

Despesas de Marketing e Venda: Heineken espera que as despesas de marketing e venda, como percentual da receita, seja de aproximadamente 12,5%.

Gestão de Custo Total (TCM2): O programa TCM2 é alvo de economia de custo de € 500 milhões durante o período de 2012-14, e é focado em impulsionar eficiências de custos operacionais e ainda alavancando a escala global da Heineken.

Taxa de impostos efetiva: Semelhante a 2011, a taxa de imposto efetiva da Heineken no segundo semestre de 2012 deverá ser inferior à taxa no primeiro semestre, refletindo o impacto do diferente mix de lucro dos países. Heineken continua a esperar um ligeiro aumento da taxa de imposto efetiva para o ano de 2012 (2011: 26,8%).

Taxa de juros: heineken continua a esperar uma taxa de juro um pouco maior, em média cerca de 5,5% em 2012 (2011: 5,2%).

Despesas de Capital: despesas bruta de capital em bens, instalações e equipamentos deverá ser de aproximadamente € 1,2 bilhões (2011: € 800 milhões). O maior nível de despesas de capital em 2012 reflete os investimentos em capacidade adicional de produção de cerveja e à renovação e ampliação do parque de garrafa retornável em mercados de crescimento mais elevados. Consequentemente, a Heineken espera uma taxa de conversão de caixa abaixo de 100% em 2012.

Lucro líquido: Heineken espera que a performance da operação, no ano todo, seja fortalecida pelo segundo semestre. Para o ano de 2012, a Heineken espera que o lucro líquido esteja amplamente em linha com o ano passado, em bases orgânicas. O impacto da combinação entre consolidação e movimentação de moeda estrangeira deve o lucro líquido de 2012 em aproximadamente € 50 milhões.

* exclui qualquer impacto da oferta da Heineken para Fraser & Neave, (F & N) Limited interesses diretos e indiretos na região Ásia-Pacífico Breweries Limited (APB) e participação de 50% da F&N , sem considerar APB na Ásia Pacific Investment Pte Ltd, anunciado em 17 de agosto de 2012.

Dividendos -De acordo com a política de dividendos, Heineken corrige seu dividendo em 40% do dividendo total do ano anterior. Como resultado, um dividendo de € 0,33 por ação referente a € 1,60 do valor nominal será pago em 4 de setembro de 2012.

A marca Heineken ® -O crescimento do volume da marca Heineken ® foi de 6% no primeiro semestre de 2012, performando significativamente tanto o segmento Premium internacional e do mercado de cerveja como um todo. O crescimento de Heineken ® foi generalizado em ambos os mercados, desenvolvidos e emergentes. Em particular, a marca registrou um forte desempenho em alguns mercados-chave, incluindo Brasil, China, México, Nigéria, Polônia, Rússia e EUA.

Como parte da premiada Campanha de comunicação global 'Open Your World ", a marca lançou “ The Switch', novo comercial que foi ao ar em julho de 2012. Em relação às mídias sociais o número de fãs no Facebook da marca Heineken® é de aproximadamente 8 milhões, em comparação com 5 milhões no final de 2011.

As Américas -O volume de cerveja do grupo na região cresceu 3,2% organicamente, refletindo o aumento de volume nos EUA e México, um desempenho estável no Brasil e no Caribe e um declínio moderado na CCU, joint venture no Chile e na Argentina.

A receita cresceu organicamente 8,4%. Este grande desempenho foi impulsionado por maiores volumes consolidados, preços sólidos e o crescimento do mix de vendas no México, Brasil e Caribe. Em termos orgânicos, o EBIT cresceu 6,5%, com aumento da receita, em parte compensado pelo aumento de custos de insumos e uma cota ligeiramente menor, do lucro líquido na CCU. O forte aumento de preços e alavancagem operacional positiva proporcionaram um sólido crescimento do EBIT no México, com lucro ainda maior nos EUA e no Caribe e menor no Brasil.

No Brasil, o volume manteve-se estável, liderado pelo crescimento da marca Kaiser e forte ativação da Heineken ®, que contribuiu para o crescimento da marca em mais de 40%. No primeiro semestre do ano, o crescimento do mercado brasileiro de cerveja foi limitado pelo menor crescimento econômico, clima desfavorável e aumento de preços da indústria.

A Cervejaria Heineken foi criada formalmente no Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da HeinekeN NV, uma das maiores cervejarias do mundo.

No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL, Xingu, Sol Premium, Summer, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja Premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2011 vendeu 214 milhões de hectolitros. [www.heinekenbrasil.com.br| www.heinekeninternational.com e www.enjoyheinekenresponsibly.com ].

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