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23/08/2012 - 08:22

Um novo estilo de gestão

Passamos por um processo novo nas organizações. Depois da Revolução Industrial, que transformou drasticamente o modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem, vivemos uma nova fase, principalmente no Brasil, de reconhecimento e retenção de funcionários qualificados.

Isso pode ser comprovado pelo resultado de um estudo da Hay Group, divulgado em maio, apontando que 53% das empresas estão mais preocupadas com a atração de novos profissionais e 50%, com a retenção de talentos do que com qualquer outro item.

“Os gestores e empresários começam a entender que, para uma organização se desenvolver e conquistar espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários no processo de crescimento é fundamental. Pois é partir dos colaboradores que vão surgir ideias, sugestões, soluções e críticas para a melhoria na qualidade do trabalho”, afirma a psicóloga Júlia Ramalho Pinto, Mestre em Administração de Empresas e coach.

Diante deste novo cenário o líder coach ganha espaço e importância nas organizações do século XXI, pois é ele quem vai criar condições para que os outros membros da equipe aprendam e se desenvolvam, aumentando sua iniciativa e criatividade.

O líder coach -Segundo a coach Júlia Ramalho Pinto, esse tipo de líder é aquele que ajuda os membros de sua equipe a identificar seus pontos fortes e fracos, melhorando cada um deles e desenvolvendo em conjunto um plano de carreira para alcançar seus objetivos. “Ele cria um ambiente de apoio, com uma escuta ativa e transforma os erros da equipe em oportunidade de desenvolvimento”, explica Júlia.

Segundo ela, o líder coach é alguém que desenvolve suas competências, tem foco em resultados, observa os contextos mutáveis que exigem estratégias flexíveis, coordena equipes de alto desempenho para trabalharem em prol de uma meta comum e com comprometimento, tem aptidão de ouvir, tem respeito por determinados valores, entre outros. “Em resumo, é um articulador de talentos que acolhe as demandas individuais ao mesmo tempo em que coordena os esforços para o alcance dos objetivos e metas da empresa”, reforça Júlia.

Treinando novos lideres -As empresas já começaram a entender que não devem apenas atrair e reter talentos, mas também estimular e ajudar seus colaboradores a trabalhar suas qualidades. O líder-coach é a pessoa que vai unir seu poder de influencia com a capacidade de escuta, de provocar e despertar as pessoas para seus reais objetivos profissionais e pessoais.

Vale ressaltar, no entanto, que muitos gestores também necessitam de aprendizado para serem lideres-coach. Uma vez que a liderança é algo desenvolvido e não é algo nato nas pessoas. Em Belo Horizonte, a Estação do Saber Consultoria e Coaching já vem ministrando o curso de Formação em Líder Coach. De acordo com Júlia Ramalho Pinto, responsável por esse treinamento, o objetivo do curso é estimular e capacitar as novas lideranças das empresas para este novo estilo de gestão no qual o líder é capaz de ouvir e desenvolver sua equipe, fortaler suas redes de trabalho, bem como, apliar a visão estratégica e alcançar os resultados planejados.

A auxiliar administrativa da Séculus da Amazônia, Ruberice Siqueira Figueira, participou de um desses treinamentos feitos pela Estação do Saber na capital amazonense. “O treinamento é excelente! Meu foco nesse momento pós-curso é trabalhar em mim as características que descobri que tenho. Assim como exercitar a paciência e ouvir mais os colegas de trabalho. Ficou muito claro que meu estilo de liderança é um pouco autoritário e devo melhorar este aspecto, pois não é positivo. Vou mudar a minha forma de coordenar as pessoas que trabalham comigo para atingir um melhor resultado a empresa”, relata ela.

Para Lílian Pessoa, diretora de CH (Capital Humano) da Séculus, a grande contribuição do treinamento foi proporcionar às lideranças o autoconhecimento e revelar as expectativas que a empresa tem em relação ao papel delas como gestores de pessoas. “No momento que elas compreendem esta dimensão, elas se preocupam com o impacto de suas ações, com a comunicação mais efetiva, com o desenvolvimento das pessoas que estão em sua equipe e com a importância de não negligenciar conflitos ou problemas em suas áreas. Elas apoderam-se da responsabilidade a elas confiadas”, completa a diretora.

Segundo a coach Júlia, o treinamento está conseguindo formar novos líderes e tansformar lideres mais experientes. Reconhecendo o estilo de cada gestor e debatendo sobre o impacto que este causa na equipe e nos pares, é possível gerar abertura para o conhecimento de um estilo de liderança mais instigante, cooperativa e colaboradora como a do líder-coach.

Júlia Ramalho Pinto -Mestre em Administração de Empresas (UFMG), psicóloga e coach (Membra do ICF- International Coach Federation). Atua como psicóloga clínica (com foco em psicanálise) e organizacional (com foco em desenvolvimento de líderes e equipes). Coordena e ministra cursos, palestras e conferências de liderança, de desenvolvimento de pessoas, de ética e responsabilidade social. Como sócia-diretora da Estação do Saber- projetos culturais: atua como curadora e coordenadora de projetos educacionais e culturais; assina a curadoria e coordenação do Encontro de Twitteiros de Culturais de Belo Horizonte (ETC-BH) e do Estação Pátio Savassi. [http://estacaodosaber.com].

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