Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2012 - 08:41

Em 2012, lucre com as eleições

Sou da opinião de que ao votarmos por saneamento básico, estudo gratuito de qualidade ou mais empregos teremos um melhor orçamento doméstico e, portanto, mais dinheiro nos bolsos para o consumo daquilo que não é obrigação do Estado fornecer.

Em 2012, elegeremos prefeitos e vereadores. Este pleito é mais importante ao cidadão comum que a badaladíssima eleição para presidente da República, pois é na cidade que uma pessoa mora, frequenta a escola e toma sua condução. É no município que seus filhos comem merenda e ficam sob o cuidado de educadores. As ruas da escola podem ser iluminadas ou escuras e o presidente nunca saberá.

Quem cuida de uma cidade é o prefeito, subprefeitos, vereadores e toda a hierarquia municipal. Por estarem tão próximos de nós, o impacto das decisões destes políticos em nossas vidas e, portanto, em nossos bolsos, é muito maior, e tal impacto será bom ou ruim dependendo de nossas escolhas.

Se o político ou sua equipe resolvem mudar uma feira livre da rua A para a rua B, isso significará que os feirantes e seus fregueses deverão se adaptar, gerando inicialmente uma queda de vendas para posterior acomodação. Os imóveis da rua A possivelmente se valorizarão, enquanto que os da rua B sofrerão queda de liquidez e proporcional desvalorização.

Imagine se a Câmara de Vereadores aprova um aumento de 30% no preço das passagens do transporte público. Isso significa prejuízo imediato em seu bolso, pois será pago com seu salário e, mais adiante, inflação nas prateleiras do supermercado.

Quer lucrar com a eleição? Quer ganhar muito dinheiro mesmo? Vote por um plano de governo que melhore seu bairro, traga transporte público de qualidade a preços razoáveis, mais parques e opções de lazer próximas a sua casa, iluminação nas ruas, saneamento básico, boas escolas para que você não precise pagar pela educação de seus filhos etc.

Para tanto, conheça o plano de governo do político, além de conhecer o político. Você lembra em quem votou para prefeito? E para vereador? Existe um vereador que represente os interesses de seu bairro?

Como última reflexão, em termos macroeconômicos, no Brasil há, hoje, três grandes contas para os brasileiros pagarem, com aproximadamente o mesmo peso no orçamento doméstico.

Uma delas é o consumo dos produtos e serviços que todos nós queremos ou precisamos (eletrodomésticos, comida, roupas, etc) e que representa cerca de 1/3 de nossa renda. Outro terço é pago nos juros dos financiamentos e dívidas.

O último terço é a carga tributária, ou seja, se você paga para ter escola (terço do consumo), não deveria, pois educação já está paga nos impostos que recolhemos. O mesmo vale para seu plano de saúde.

Impostos bem aplicados nunca são caros. Mas é esta a realidade em sua cidade?

.Por: Mauro Calil, palestrante, educador financeiro e autor dos livros “Separe Uma Verba Para Ser Feliz” e “A Receita do Bolo” [www.calilecalil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira