Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2012 - 08:41

Terceirizar para crescer

Um dos temas mais discutidos atualmente é a regulamentação da terceirização. Daí a questão: terceirizar é sinônimo de evoluir? Qual o resultado que se espera de uma atividade realizada por um especialista da área?

A contratação de mão-de-obra especializada garante a redução de custos e o aumento na qualidade do serviço prestado, como suprir as demandas de oferta e procura; melhoria da capacidade competitiva da empresa; diminuição de perdas; inovações para o negócio. Por exemplo: a empresa Y (escritório de advocacia) contrata os serviços de terceirização de limpeza da empresa X. Esta, por sua vez, ajusta seu programa conforme a necessidade ou exigência do cliente.

Algumas corporações já podem servir como exemplo dessa prática, enquanto outras optam por não arriscar. Assim, com base em terceirizações satisfatórias, que deram certo a partir de experiências, é importante pensar na prática como uma forma de eliminar a burocracia interna nas atividades-meio, isto é, serviços de conservação e limpeza; vigilância; refeição; contabilidade; informática; assessoria jurídica; transportes e recursos humanos.

As empresas que pretendem trabalhar com a terceirização devem se informar sobre esse tipo de contratação, a fim de evitar autuação do Ministério do Trabalho ou da Justiça Trabalhista, por funcionários que reclamam vínculo empregatício.

Na terceirização, a empresa precisa ter visão ampla da prestadora de serviços ou do prestador; isso permite que ela estabeleça uma relação de confiança e sucesso. É importante destacar que o planejamento estratégico é o passo mais importante no negócio de um gestor. Não basta só querer arriscar, é preciso ir além. O conhecimento dos processos propicia o desenvolvimento de habilidade adequada para tratá-los.

O cenário que se avizinha é o de um Brasil onde os cidadãos se especializam cada vez mais para entrar no mercado de trabalho e os sindicatos lutam por esse direito. O que adianta fugir da terceirização, se o serviço público, por exemplo, tem seus cargos ocupados por funcionários despreparados para o provimento da vaga? Terceirizar é, simplesmente, colocar um trabalhador capaz no lugar em que ele merece estar.

Agora, a terceirização virou o Projeto de Lei 4.330/2004, que visa regularizar, de uma vez por todas, a decisão da escolha do terceiro. Ainda assim, é bom lembrar que o objetivo principal da terceirização é a especialização. A mão-de-obra deve ser priorizada a todo custo. Esta não é uma ideia para lucrar, mas para sair do modelo arcaico de empreendedorismo e arriscar novas bases.

Podemos dizer que o outsourcing é uma forma eficiente de focar nas competências-chaves, ou seja, usufruir ao máximo das capacidades do funcionário, com garantia de qualidade para o mercado. Por essas e outras, insisto em minha reflexão: terceirizar é abrir as portas para novas conquistas.

. Por: Luiz Cláudio La Rocca de Freitas, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizáveis do Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira