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24/08/2012 - 09:03

Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho reduz em mais de 60% o tempo de espera dos pacientes para início do tratamento de quimioterapia

O ICAVC, que passou a atender 400 pacientes a mais por mês, contou com a ajuda da Hominiss Consulting, responsável pela elaboração e implementação do projeto de Lean Healthcare.

São Paulo – Na maioria dos hospitais de tratamento do câncer, o tempo de espera entre a triagem e a autorização para o início do tratamento ultrapassa 30 dias. Após este tempo, o paciente ainda tem que esperar uma vaga para a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, que chega a ultrapassar três meses. No Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), este processo demorava entre 40 a 80 dias. Com a implementação do projeto de lean healthcare, o instituto reduziu este tempo para entre sete e 30 dias, sendo que 60% dos pacientes são atendidos em até 30 dias e destes 60%, 40% em até 15 dias. Na área financeira, o ICAVC apresentou um ganho de 400 mil por mês, tudo isso sem novos investimentos para contratação de funcionários ou compra de leitos.

O ICAVC, primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer, atende mensalmente cerca de 12.400 pacientes dos Sistemas Único e Privado de Saúde. Do total de pacientes atendidos pelo SUS, o hospital é responsável por 24% das quimioterapias da cidade de São Paulo e 8% de todo o Estado. O Instituto atende, também, 11% das aplicações de radioterapia e responde por 2% das internações no Estado de São Paulo.

O projeto de lean healthcare realizado pela Hominiss Consulting (http://www.hominiss.com.br), empresa especializada em desenvolvimento e implementação de Sistemas de Produção Enxuta, teve duração de oito meses e se encerrou em outubro de 2011. Esta primeira fase consistiu na gestão de processos de melhoria na área de quimioterapia da unidade. Em julho deste ano, o ICAVC deu início a segunda fase do projeto, que tem como objetivo expandir o trabalho para as demais áreas, aumentando a qualidade de vida do paciente e a rentabilidade do hospital.

Para o Diretor Administrativo do ICAVC, Pascoal Marracini, o principal ganho do instituto foi na redução do tempo de espera do paciente para o início do tratamento. “Nossa maior preocupação era atender os pacientes assim que diagnosticados, já que um tratamento tardio pode reduzir drasticamente as chances de combate à doença. Este ganho em agilidade no atendimento, o que culmina em qualidade de vida, é imensurável. A economia financeira também foi muito importante para o hospital, já que acaba cobrindo nosso déficit mensal”, afirma.

Para Marracini, os resultados imediatos foram possíveis com a colaboração e o envolvimento de todos os funcionários. “No começo houve um pouco de resistência, o que é normal quando as pessoas têm que sair da sua zona de conforto. Mas, logo nas primeiras semanas essa barreira foi quebrada, e muitas solicitações foram feitas pelos próprios funcionários. Desde o começo mostramos que as mudanças não iriam gerar mais trabalho, mas sim, um melhor aproveitamento das horas trabalhadas”, diz.

Processos -O foco do projeto foi em observar o fluxo de pacientes como um todo, desde a triagem, passando por consulta médica, exames, autorização do SUS até o inicio do tratamento de quimioterapia. Para aplicar o conceito Lean, inicialmente foi feito um mapeamento geral das necessidades do hospital, onde foi possível identificar os principais pontos que necessitavam de melhorias. Todos os ganhos obtidos ocorreram sem nenhum tipo de investimento, apenas organizando o fluxo do paciente quimioterápico, padronizando algumas operações de enfermagem e otimizando a programação de chegada dos pacientes.

Em ambientes hospitalares, existem diversos tipos de desperdícios, tais como: pacientes aguardando atendimento/diagnósticos; excesso de medicamentos na farmácia; radiografias com baixa qualidade de imagem, transporte excessivo de pacientes dentro do hospital, e outros.

De acordo com o ICAVC, um dos setores que mais sofria com o desperdício de tempo era a área responsável pelo agendamento dos pacientes. Sem horário marcado, os pacientes eram atendidos por ordem de chegada, o que ocasionava fila e um volume maior de pacientes nos primeiros horários da manhã. Hoje, eles são atendidos com hora previamente agendada, equilibrando o fluxo de pacientes durante todo o dia. Além disso, o Instituto reduziu em 60% o tempo de espera dos pacientes no dia da sessão de quimioterapia. Antes da aplicação do lean healthcare, o tempo que o paciente ficava esperando para receber a medicação podia chegar a cinco horas. Atualmente, a espera é de, no máximo, duas horas.

Outro desperdício de tempo e movimentação diagnosticado foi em relação à entrega dos resultados dos exames. Antes do projeto, os resultados eram entregues para o paciente apenas quando todos os exames estivessem prontos, aumentando o tempo de espera para início do tratamento. “Em uma amostra de sangue é possível realizar diferentes exames. Antes o paciente precisava aguardar todos os resultados para iniciar o tratamento, hoje, o laboratório envia o resultado de cada análise e o paciente já pode ser atendido, pois alguns exames não são fundamentais para determinar o início do tratamento. Além disso, agora os resultados são enviados via e-mail, e não mais por uso de serviço de motoboy”, afirma Ronaldo Mardegan, sócio diretor da Hominiss Consulting e especialista em lean healthcare.

Para Marracini, os projetos de Produção Enxuta terão grande avanço na área da saúde. “Muitas empresas ainda se assustam com o lean manufacturing, uma vez que ele nasceu das necessidades do setor automotivo. Mas, essa prática pode ser muito bem utilizada pelo setor da saúde, já que os processos são similares e os resultados são obtidos imediatamente e sem grandes investimentos”, afirma.

Hominiss -Fundada em 2002, a Hominiss Consulting é especializada em desenvolvimento e implementação de Sistemas de Produção Enxuta - Lean Manufacturing. Suas soluções incluem: Consultoria em Manufatura, Consultoria em Serviços, Projeto de Layout de Fábrica, Software e Capacitação de Pessoas. A Hominiss mantém contato direto com importantes centros de pesquisa e está em constante atualização de conhecimentos, ajudando mais de 170 empresas de diversos segmentos a aumentar a produtividade e competitividade. Entre seus clientes estão empresas do setor Automotivo, Bens de Consumo, T.I, Engenharia e Construção, Petróleo, Gás e Energia, Saúde, Logística, Máquinas Agrícolas, e outros. [http://www.hominiss.com.br/ | No Twitter @HominissConsu]l.

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