Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2012 - 09:03

Brasil é o segundo colocado no ranking mundial de cirurgias bariátricas

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de operações para redução de peso avançaram 275% nos últimos sete anos.

A cirurgia bariátrica é a última e mais complicada opção para quem deseja e precisa perder peso. Popularmente conhecida como redução de estômago, a cirurgia bariátrica necessita de uma série de cuidados, por exemplo, tratar diabetes e hipertensão e/ou controlá-las se torna mais difícil pelo excesso de peso.

Mas essa cirurgia está longe de ser simples, os cuidados pré e pós-operatórios necessitam de acompanhamento de psicólogo e profissionais de demais especialidades. Segundo a Psicóloga Maristela Boldo Favaron do Hospital e Maternidade São Cristóvão “o preparo psicológico é fundamental para que o paciente possa realizar a intervenção cirúrgica. Além da cirurgia, há uma série de fatores fundamentais para a redução de estômago e o processo é lento, porém, necessário”. Segundo o profissional, a indicação da cirurgia bariátrica é decidida após alguns critérios: IMC acima de 30kg/m² (na presença de comorbidades graves), entre 35 e 40kg/m² (na presença de qualquer tipo de comorbidade) e acima de 40kg/m², idade e tempo da doença.

Para os jovens com idade até 18 anos, os riscos devem ser avaliados pelo cirurgião e o procedimento deve ser consentido pela família, a fim de acompanhar o paciente em todo o tratamento. De acordo com a psicóloga há uma faixa etária para quem deseja recorrer à cirurgia, “entre 18 e 65 anos, não há restrição quanto à idade e, acima dessa faixa etária, deve ser avaliado o risco da cirurgia, expectativa de vida e os benefícios do emagrecimento”. Para que a cirurgia bariátrica possa ser realizada, o paciente deve estar na faixa de risco há pelo menos dois anos, e ter realizado outros tipos de tratamento, obtendo insucesso na redução de peso.

No Hospital e Maternidade São Cristóvão, quem opta pela cirurgia bariátrica tem acesso aos cuidados pré e pós-operatórios, contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais como Nutricionista, Educador Físico, Fonoaudióloga e Psicólogo. Esses cuidados não estão restritos apenas aos beneficiários do São Cristóvão Saúde. O Hospital também disponibiliza a não beneficiários a opção dessas ações no particular. O apoio de uma equipe multidisciplinar é fundamental para quem optou pela cirurgia, pois o paciente realiza uma série de exames, ultrassom abdominal, além de passar por diversas consultas com cirurgião, cardiologista e nutricionista. “Esse acompanhamento permite ao paciente entender que para um melhor resultado, é necessário uma reeducação alimentar, praticar exercícios físicos, e uma mudança em sua rotina e comportamento”, diz a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão. Após a cirurgia bariátrica, o paciente pode levar uma vida completamente normal, adaptando antigos costumes a hábitos saudáveis.

Sobre o São Cristóvão Saúde -Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completou 100 anos em 2011, e vem promovendo uma grande modernização, através da nova gestão administrativa, dirigida pelo Engº Valdir P. Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação em 54 leitos, passando de 171 para 225 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil e cem consultas, proporcionando qualidade assistencial as 72 mil vidas do Plano de Saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira