Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2012 - 09:10

O fim do bigode chinês com o uso do laser C02 fracionado

As rugas nas laterais da boca, o famoso bigode chinês, queixa comum das mulheres na faixa dos 30, têm a ver com a perda da hidratação e da elasticidade naturais da pele.

A primeira recomendação para prevenir o envelhecimento do rosto é usar protetor solar diariamente. "Esse hábito deve ser iniciado o quanto antes, pois os efeitos nocivos da radiação solar são cumulativos. O dermatologista é o profissional mais indicado para prescrever o melhor produto", a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética (CRM-SP 91172).

Hábitos saudáveis podem e devem ser incorporados a esta proposta de antienvelhecimento. O primeiro deles: se você é fumante, procure largar o cigarro. Isso porque, depois do sol, ele é o pior inimigo da pele. “Estudos mostram que a nicotina destrói as fibras de colágeno e de elastina e interfere nos níveis de vitamina A e na oxigenação do sangue. Com isso, causa rugas, aumenta a produção de radicais livres e dificulta a cicatrização de cirurgias”, explica a médica.

Além de largar o cigarro, "é preciso apostar também numa alimentação rica em vitaminas, proteínas e fibras, que fortalecem o organismo e ajudam a prevenir a formação dos radicais livres. Praticar exercícios físicos, combater o estresse e garantir ao menos oito horas de sono também são atitudes pró-juventude", aconselha a dermatologista.

O temível bigode chinês -Tradicionalmente, as rugas nas bochechas adjacentes ao canto dos lábios têm sido um desafio para os que desejam rejuvenescer o rosto. “A perda de volume, a exposição ao sol e o processo de envelhecimento provocam a diminuição do colágeno e da elasticidade da pele, contribuindo para o aparecimento de rugas profundas nesta área, denominadas de ‘bigode chinês’”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.

Numa tentativa de reduzir ou eliminar estas rugas, alguns pacientes chegam a se submeter a cirurgias plásticas, mas muitos deparam-se com um resultado pouco satisfatório: com a face aparentando estar excessivamente esticada. Outros tentam a opção de injeção de gordura natural na área para reduzir as rugas, resultando em bochechas desproporcionais ao rosto.

“Para acabar com o bigode chinês, a ‘arma’ mais utilizada atualmente é o laser CO2 fracionado. Na história do laser, os de CO2 mostraram ser o tipo de equipamento com resultados mais efetivos no rejuvenescimento facial. O tratamento é indicado para as linhas finas da face - especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs da face e da testa - para a flacidez das pálpebras e do contorno facial e para manchas faciais e cicatrizes, em especial em decorrência da acne”, informa Cristine Carvalho.

O laser de CO2 apresenta grande afinidade com a água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e destruição do tecido. Como provoca maior grau de lesão tecidual, ele tem melhor resultado para casos com indicação de peelings profundos, pois penetra até a segunda camada da pele. “Além disso, este laser aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno e a contração da mesma, o que provoca uma diminuição da flacidez facial”, diz a diretora do CDE.

A médica explica que, no caso do CO2 fracionado, o feixe de laser é separado em vários micro feixes de luz, como se fosse um chuveiro. Com isso, o laser atinge micro pedaços da pele, deixando ilhotas de pele intacta entre as áreas de pele atingida. “É essa pele que não foi afetada que vai facilitar a cicatrização das colunas de tecido atingidas pelo laser. As pequenas pontes de pele intactas permitem a reestruturação da epiderme de uma forma mais rápida e possibilita ao paciente o retorno às suas atividades normais num tempo muito mais curto”, afirma a dermatologista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira