Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 10:07

Zona Franca impulsiona mercado jurídico

Os incentivos fiscais que levaram, nas últimas décadas, centenas de empresas à Zona Franca de Manaus, agora, incrementam o setor de serviços de advocacia na região.

A Zona Franca de Manaus impulsiona o setor de serviços. Em especial o jurídico. Segundo a BCS Informática, especializada em tecnologia para escritórios de advocacia, nos últimos meses, a demanda pelo sistema de gestão Sisjuri cresceu na região. De acordo com o diretor da BCS Informática, Michel Davi, antes, havia procura por softwares para controlar processos. Hoje, as bancas buscam soluções mais completas, capazes de gerenciar o financeiro. “Houve uma mudança de visão, os advogados querem ter o negócio nas mãos como em qualquer empresa”, avalia.

De olho no segmento industrial e com o objetivo de protagonizar as ações, ao invés de serem correspondentes de escritórios do centro-sul, várias bancas de Manaus partiram para o uso de alta tecnologia e de consultorias de gestão para alcançar níveis elevados de serviços. Como se sabe, a ZFM, que compreende comércio, indústria e agronegócio, caracterizou-se por uma série de incentivos fiscais e extrafiscais, o que fez surgir demandas por assessoria jurídica por parte das empresas incentivadas. Embora, boa parte das firmas de advocacia de Manaus trabalhem em parceira com bancas do eixo Rio-São Paulo, este quadro tende a mudar.

O advogado e sócio-fundador do Andrade & Câmara Advogados Associados, Germano Costa Andrade, explica que os escritórios locais conhecem as peculiaridades e a legislação específica da Zona Franca. “As advocacias empresarias estão se preparando e atingindo um nível de profissionalismo que permite competir com escritórios do centro-sul. Acabamos de implantar o Sisjuri. Nossa expectativa é otimizar a rotina e acabar com o re-trabalho”, afirma. Além disso, por trabalharem com estas questões todos os dias, os escritórios conseguem ser mais eficazes que os de outras localidades.

Há um outro fator determinante para o crescimento dos escritórios na região. As atividades ligadas ao aproveitamento dos abundantes recursos naturais têm sido cada vez mais discriminada pelo Poder Público e, por conta dos que agem fora da Lei, dificuldades foram criadas e há enorme burocracia para a obtenção de permissões e licenças. “Com a necessidade de atender à legislação ambiental e de preservar o meio-ambiente, as empresas que atuam dentro de um plano de manejo sustentável, como algumas madeireiras que integram nossa clientela, por exemplo, precisam de especialistas nesse Direito. Nem todos praticam o desmatamento criminoso. O conhecimento amplo da Legislação para as atividades empresariais relacionadas permite separar o ‘joio do trigo’’’, come! nta Andrade.

Desde o Decreto Lei 288, que há 40 anos criou a Zona Franca de Manaus, centenas de empresas se estabeleceram na região, o que resultou em um bem-sucedido modelo de desenvolvimento econômico. Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), as empresas do pólo industrial da ZFM faturaram US$ 11,5 bilhões no primeiro semestre de 2007, resultado 3,35% maior em relação ao mesmo período de 2006. “Este crescimento tem refletido na procura por tecnologia especializada para garantir profissionalização. Para se ter uma idéia, são mais de 6 mil advogados inscritos na OAB-AM”, informa o diretor da BCS.

BCS: Empresa voltada para o mercado jurídico com softwares específicos para o segmento, nasceu em 1987, com o intuito de proporcionar facilidades tecnológicas no trabalho e no dia-a-dia dos advogados. O desenvolvimento do SISJURI acompanhou a própria evolução do mercado durante os 20 anos de existência da empresa que hoje tem cerca de 300 clientes em todo país, como S. Moutinho Durazzo S/C Ltda Advogados e Consultores; Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; França Ribeiro Advocacia, Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados. O SISJURI se tornou o mais completo sistema brasileiro voltado para este mercado. A empresa, que também distribui outros softwares para o segmento, como o Worksite da InterWoven, possui escritórios em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. | www.bcsinfo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira