Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2012 - 09:26

Grupo Cobram é a nova agência da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Maior instituição hospitalar privada da América Latina contrata Grupo Cobram para reposicionamento estratégico de marca para cada um de seus hospitais no Estado de São Paulo .

O Grupo Cobram (Companhia Brasileira de Marketing), por meio de sua Unidade de Negócios de Conteúdo e Branding, venceu a concorrência aberta pela Beneficência Portuguesa para contratação de prestação de serviços para o reposicionamento estratégico de cada unidade de seu complexo hospitalar.

De acordo com Alexandre Côrte, presidente do Grupo Cobram, "a primeira fase do trabalho foi a de estudar o cenário da Saúde e a concorrência, para na sequência desenvolvermos uma estratégia de Arquitetura de Marca, com alinhamento dos negócios a partir de um entendimento de marca ‘mãe’". Para Côrte, após diferenciar "instituição” e “operação”, cada marca terá maior independência de atuação de comunicação, alinhada por um endosso de qualidade, conhecimento científico e inovação - que agora se faz presente nos logotipos -, dando unidade ao conjunto e clareza de pertencimento das submarcas àquela que conquistou credibilidade no mercado.

O primeiro projeto desenvolvido pela Cobram para o grupo iniciado no final de 2009, foi o posicionamento de marca e negócio do Hospital São José, antes uma unidade da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Envolvendo 12 consultores – que iam desde médicos até profissionais do mercado de luxo - o desafio incluía um direcionamento de negócio para o hospital, que na época apresentava apenas 40% de taxa de ocupação, e era pouco conhecido pelo público de maior poder aquisitivo e pela comunidade médica.

O projeto “Conquista São José” estudou o cenário do mercado da Saúde, principalmente os universos dos clientes das classes A e B. Entre as conclusões do grupo de profissionais, nasceu a convicção de que o hospital deveria ter marca e identidade próprias, direcionamento de negócios para o público qualificado, atração de novos planos de saúde, treinamento de equipe e projetos dirigidos aos médicos a fim de que conhecessem melhor a infraestrutura do hospital. Após o estudo de marca e conclusões de consultoria, foram desenvolvidos dois manuais: o Manual de Boas Práticas e o Manual de Marca. Concluído esse trabalho, iniciaram as ações de mídia para divulgação da conquista do selo de acreditação médica JCI, bem como os dem ais diferenciais do hospital.

Com uma estratégia voltada à alta complexidade e a chegada de um novo grupo de médicos renomados, o hospital São José alcançou uma taxa de ocupação próxima de 90%. Nos dois casos o estudo de marca, entendimento e definição de DNA, investigação de público foram as bases dos projetos de comunicação e marketing elaborados pela Unidade de Conteúdo e Branding da Cobram.

A partir deste mês – e até o final do ano – será veiculada uma campanha institucional com ênfase na Beneficência Portuguesa para todas as unidades hospitalares (Hospital São José, Hospital Santo Antônio e Pronto Atendimento). Em paralelo, será divulgada uma campanha focada em cada unidade da instituição.

A Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, com mais de um milhão e meio de atendimentos por ano, número que supera a população de cidades como Porto Alegre e Belém.

O Grupo Cobram, com 31 anos de atuação no mercado nacional, agrega unidades de negócios que oferecem soluções de consultoria e assessoria em Comunicação, Marketing, Promoções, Eventos, Produção de programas de comunicação (TV, Rádio e Revista), internet, novas mídias, conteúdos de ativação e relacionamento B2B/B2C, ações de responsabilidade social e projetos culturais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira