Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 10:09

Nazareno usa diversas mídas para discutir a infância e os contos de fada


A mostra individual 'Desenhos, Coisas e Outras Estórias', do artista plástico Nazareno na Galeria Virgílio, em Pinheiros, em São Paulo abre no dia 11 para visitação pública. Serão exibidos obras inédítas, como desenhos de grande e pequenos formatos, fotografias, objetos de diversos materiais tais como madeira, mármore, além de desenhos com textos, e áudio com narrações de estórias que serão ouvidas na galeria, que abriga a mostra até o dia 03 de novembro.

Tendo marcado a sua investigação artística sobre os aspectos da infância, como a pureza e inocência, ele encaminha pelo viés brutal e perverso, que também coabita nesta primeira fase da vida. Esta a segunda individual do esteta no espaço paulistano. O artista - indicado ao Prêmio Marcantônio Vilaça, em 2006 - apresenta desenhos sobre a floresta, principal território das estórias infantis, numa clara analogia com o espaço físico onde vivemos (escola/trabalho/casa). Em uma grande instalação - em uma das paredes da galeria -, ele monta, com diversos desenhos, um painel com árvores (com inúmeros olhos que observam tudo) e animais.

Camas, estórias e monstros - 'Monsters' é o nome de outra série de desenhos que abordam os medos do imaginário infantil. Mini camas, com colchões feitos de mármore, simbolizam o descanso do dia-a-dia ou, simplesmente, a última morada de todos os humanos, o jazigo de um cemitério. O ato de descansar/deitar adquire um tom anti natural. "A pequenez e a escala das minhas obras parecem engraçadinhas (pelo tom infantil), mas discutem questões sérias e inerentes ao ser humano", indaga o artista. Os visitantes também poderão ouvir nove estórias, nos moldes dos contos infantis dos long plays de 7", baseados em fatos reais.

Graduado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília UnB - DF, Nazareno nasceu em São Paulo, em 1967. Publicou o livro 'São As Coisas Que Você Não Vê Que Nos Separam', em 2004. Realizou individuais na Galeria Mariana Moura (2005), em Recife; no Espaço Cultural Sérgio Porto (2005), no Rio de Janeiro; na Léo Bahia Arte Contemporânea (2004), em Belo Horizonte e no ECCO/Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio (2001), em Brasília.

Coletivas - Este ano, participou da ARCO Feira de Arte Contemporânea, em Madrid, na Espanha, e da ArteBA Feira de Arte Contemporânea, de Buenos Aires, na Argentina. Em 2006, participou da mostra coletiva 'Geração da Virada - Os Anos Recentes da Arte Brasileira', no Instituto Tomie Ohtake. Em 2000, esteve na exposição 'Vertentes Contemporâneas' do Projeto Rumos Visuais Itaú, do Instituto Itaú Cultural.

A Galeria Virgílio fica à Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426, em Pinheiros, em São Paulo. O telefone é (11) 3062-9446. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. O website é http://www.galeriavirgilio.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira