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24/08/2012 - 10:03

Como melhorar o engajamento de suas ações em redes sociais

Na busca incessante de conseguir um maior engajamento de seus seguidores, as empresas tentam de tudo, desde sorteio de prêmios, anúncios patrocinados sobre sua marca, patrocínio de fan pages e etc, porém acabam se esquecendo que 80% do publico da rede social não está para negócios esta para prazer, e quer se ver no produto ou marca para poder se engajar com a campanha, e quem é de vendas sabe que o importante para se vender algo é ter o produto certo na hora certa, e mostrar que você o tem.

Em recente pesquisa realizada no Facebook por Dan Zarrella feita em mais de 1.3 milhões de posts, nas 10.000 principais páginas do facebook, foi possível aprender muito sobre o perfil destes usuários e conseguimos traçar um perfil que vai lhe indicar como, de que forma e quando você precisa falar com o seu público, destes posts o que teve um maior numero de Likes e Comentários, foram os que possuíam imagem, em seguida os que possuíam texto, em terceiro os vídeos e em quarto lugar os que tinham apenas links, analisando estes números podemos entender que o maior engajamento veio de imagens onde de alguma forma o seguidor criou um tipo de afinidade com ela e achou interessante mostrar aos outros essa relação e não escrever algo sobre ela, e em ultimo lugar no engajamento foi o que tinha um link, que mostra que o perfil do usuário de rede social quer a informação ali na hora, de forma clara e aberta.

Uma outra informação importante na hora de engajar é escolher o objetivo do post, se você quer obter uma maior aprovação, ou os conhecidos Likes, o texto deve ser curto (até 200 caracteres), se você quer obter um maior compartilhamento procure textos longos, mas não em demasia, procure manter no máximo 400 caracteres, mais do que isso o Facebook vai te “Cortar” e colocar o famoso veja mais e ai... quase ninguém vê mais...

Direto e exemplificado, é isso que o publico do facebook quer, seja claro, fale na primeira pessoa e assuma a responsabilidade, os posts em que o usuário escreve na primeira pessoa e emite sua opinião pessoal tem um numero de Likes muito maior do que falar sem vivência de caso, e quanto aos sentimentos se você se manter neutro em um post, você não conseguirá muitos likes nem tampouco um bom engajamento da sua causa, e entre falar bem ou falar mal, assim como na vida real, falar negativamente sobre algo, tem uma grande probabilidade do alcance ser maior pois os posts muito negativos são muito mais comentados do que os positivos.

E o engajamento já tem data e hora para acontecer, aos finais de semana e entre as 16hs e 20hs são os picos de audiência do facebook, então vamos lá e siga a tendência e fale o que o seu publico quer ouvir e na hora que ele esta a fim de ouvir e veja o engajamento de seu publico crescer como o desejado.

. Por: Daniel Pereira, diretor executivo da GVP IT Solutions.

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