Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2012 - 09:23

Osteoartrite atinge 15 milhões de pessoas no Brasil

Doença altamente incapacitante, a Osteoartrite é a segunda causa de afastamento do trabalho e aposentadoria precoce no País.

Dentro do conjunto das doenças osteoarticulares conhecidas popularmente como "reumatismo", a Osteoartrite ou Osteoartrose atinge 16,5% da população maior de 45 anos e chega a alcançar até 65% das pessoas acima de 60 anos. No Brasil, essa enfermidade representa a segunda maior causa das faltas ao trabalho e da aposentadoria por invalidez. De acordo com dados da Previdência Social, a Osteoartrite é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho. A doença é a segunda causa da prorrogação do auxílio-doença, com 10,5%, e o quarto motivo das aposentadorias precoces (6,2%).

“A Osteoartrite é uma doença crônica e, por ser altamente incapacitante, afeta substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, principalmente pela dor e pela diminuição progressiva de mobilidade”, explica o ortopedista José Francisco Nunes Neto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Osteoartrite é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida, a cada ano vivido. A doença, também chamada de Osteoartrose (AO), Artrose ou Doença Articular Degenerativa, caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, conhecidas popularmente como “bico de papagaio”. Assim há um aumento de atrito entre os ossos que compõe a articulação levando a inflamação e dor.

Os sintomas da Osteoartrite podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos quando o paciente é bem assistido e orientado. O sintoma mais importante da Osteoartrose é a dor nas articulações, que costuma começar levemente e aumentar de intensidade no decorrer dos anos. Enrijecimento e diminuição da mobilidade articular também estão entre os sinais possíveis da osteoartrite. “Além do uso de medicamentos, o condicionamento físico, por meio de exercícios aeróbicos, e a redução no ganho de peso são medidas importantes para o controle dos sintomas”, explica o especialista.

Não há cura definitiva para a Osteoartrite, mas o tratamento pode reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento deve ser multidisciplinar e buscar melhora funcional, mecânica e clínica. Os tratamentos convencionais para a osteoartrite incluem analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e medicamentos condroprotetores (remédios que podem retardar a progressão da doença). Mundialmente se procura uma terapia complementar para a OA, principalmente para os pacientes que tem contra indicações gástricas ao uso de anti-inflamatórios convencionais. É o caso do fitoterápico DC Harpagophytum procumbens DC, usado há alguns anos na Europa e que é atualmente comercializado no Brasil com o nome de Arpadol.

O DC Harpagophytum procumbens DC atua nos três pilares de tratamento da Osteoartrite, como é preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Dor, Inflamação, e Proteção da cartilagem. Além disso, diversos estudos clínicos demonstram a segurança do medicamento no uso prolongado. Em um estudo, realizado na Inglaterra, com 259 pacientes portadores de osteoartrite, mais de 80% dos participantes apresentaram redução da dor e melhora da qualidade de vida com o uso da substância. Além desse importante achado, o estudo mostrou ainda que uma parte significativa dos pacientes parou de tomar ou reduziu as doses de analgésicos.

Desde 2011, o SUS incluiu o extrato seco de DC Harpagophytum procumbens (Hp) DC, comercializado com o nome de Arpadol no Brasil, na lista de distribuição gratuita. A inclusão foi feita após uma profunda análise das evidências científicas em relação à substância, utilizada há mais de 50 anos na Europa. DC Harpagophytum procumbens (Hp) DC possui 109 estudos publicados sendo 75 pré-clínicos e 34 clínicos. Isso atribuiu ao produto uma ampla classificação de recomendação e evidência científica.

Recomendações: .Consultar o médico e seguir o tratamento medicamentoso recomendado por ele. |. Repousar por algum tempo durante o dia e depois de atividades que solicitem a articulação acometida pela osteoartrite |.Adotar uma postura cuidadosa, ao sentar-se, levantar objetos e andar, para evitar posições forçadas que sobrecarreguem as articulações |.Evitar atividades que promovam impactos repetitivos e carregar peso |.Usar sapatos confortáveis que ofereçam boa base de apoio |.Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura para conferir estabilidade às articulações |.Controlar o ganho de peso |.Usar bengala ou andadores – certamente esses objetos lhe darão maior independência de locomoção |.Utilizar sempre os corrimãos das escadas e as alças de apoio no banheiro.

Apsen -Presente no Brasil há 43 anos, a Apsen é uma companhia farmacêutica 100% nacional, que pesquisa, desenvolve e disponibiliza medicamentos de excelência. A Apsen atua baseada em três importantes pilares: investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), investimento na gestão e desenvolvimento de seu capital humano e investimento em tecnologia. A Apsen comercializa mais de 35 produtos voltados para as seguintes áreas terapêuticas: Neurologia, Psiquiatria, Urologia, Reumatologia, Ortopedia, Ginecologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Pediatria, Clínica Geral e Gastrenterologia. Mais de 65% das pesquisas da Apsen são voltadas para inovação e parcerias com universidade brasileiras. Localizada na zona sul da cidade de Sã ;o Paulo, a Apsen possui um parque fabril e um moderno laboratório de pesquisa. Em seu pipeline, a companhia tem produtos diversificados, alguns provenientes da biodiversidade brasileira. A Apsen, que tem mais de 700 colaboradores, foi eleita “Uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar” e “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para a mulher trabalhar”. Em 2011, o faturamento da companhia foi de R$ 346 milhões. [www.apsen.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira