Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2007 - 10:21

Grandes empresas usam transporte fretado para funcionários

Empresas como 3M do Brasil, SBT – Sistema Brasileiro de Televisão e Basf disponibilizam transporte de fretamento para seus funcionários. Para Regina Rocha, assessora da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, o transporte eleva a produtividade dos funcionários, mas o beneficio é em cadeia para sociedade.

As grandes empresas estão investindo maciçamente na gestão da qualidade de vida de seus recursos humanos. As ações vão desde treinamentos, planos de carreira, programas de condicionamento físico e de nutrição balanceada até atividades culturais. Todos esses benefícios agregados à Folha de Pagamento são atrativos utilizados para reter ou atrair talentos, considerados hoje o maior capital das organizações.

As atitudes das empresas são memoráveis e vêm contribuindo muito para o desenvolvimento profissional e pessoal dos contratados. Exemplo dessa realidade é o que acontece em empresas, como Basf, 3M do Brasil e SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Além do seguro saúde, a BASF oferece programas de apoio à gestante e incentivo à amamentação. Na 3M do Brasil e no SBT os funcionários recebem previdência privada complementar. Nas três, o transporte dos colaboradores é feito por ônibus de fretamento.

Há apenas 20 anos as vantagens trabalhistas eram bem diferentes. Até meados da década de 80 as organizações não eram obrigadas nem ao menos a disponibilizar o vale-transporte para seus empregados e os custos de transporte ficavam por conta do próprio funcionário.

O benefício passou a ser concedido quando a Lei número 7.418 entrou em vigor em 1985. Segundo a legislação vigente, o empregador deve antecipar as despesas para o trabalhador descolar-se no trajeto casa trabalho e vice-versa, sem natureza salarial. Hoje muitas empresas já adotaram o fretamento como opção. Segundo levantamento da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, sobre administração de recursos humanos, o transporte de funcionários é um benefício oferecido por 52% das empresas, de um universo de 201 empresas pesquisadas.

Para Regina Rocha, assessora jurídica da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, prover condições para o transporte por fretamento é de suma importância para que o funcionário possa deslocar-se ao seu local de trabalho com mais tranqüilidade e desempenhar bem as suas funções e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento da empresa como um todo.

“O transporte público é insuficiente nos grandes centros urbanos para atender toda a demanda de passageiros. Quando ocorrem greves dos metroviários ou mesmo dos trabalhadores das empresas de ônibus tradicionais não há como confiar que o empregado estará todos os dias no horário combinado na porta da empresa, para exercer as suas atividades. Já o transporte por fretamento diminui muito o risco de atrasos e outros contratempos”, complementa Regina.

Na 3M do Brasil, que conta hoje com 3.300 empregados, o transporte por fretamento já era utilizado mesmo antes da obrigatoriedade do vale-transporte no Brasil. “A utilização do fretamento pela 3M tem mais de 50 anos”, comenta Maria Amélia Ramos, gerente de Serviços Administrativos, que há 32 anos trabalha na empresa. “As vantagens são a comodidade, o conforto e a segurança e não há desconto em folha de pagamento, o empregado não arca com esse custo”.

Hoje, 55% dos colaboradores da 3M utilizam o transporte por fretamento. “Cerca de 1.800 funcionários são transportados diariamente nos três centros fabris, instalados em Sumaré, Itapetininga e Ribeirão Preto, cidades do interior de São Paulo”, relata Maria Amélia.

O SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, localizado em Osasco na grande São Paulo, há 11 anos disponibiliza aos seus funcionários o transporte por fretamento. A modalidade transporta mil colaboradores diariamente, da emissora às suas respectivas residências e vice-versa. Para Mário Augusto Cardoso, gerente administrativo do CDT – Centro de Televisão, “o vale-transporte é mais barato, mas o transporte fretado é mais confortável e o atendimento é diferenciado”.

Regina Rocha da FRESP garante que o fretamento contribui para diminuir as falhas que decorrem do transporte público. “Constatamos que por esse tipo de transporte, na região metropolitana de São Paulo, é utilizado por 560 mil pessoas diariamente. Se esses utilizassem o transporte convencional e também os carros particulares haveria mais transtornos ao trânsito, já que cada ônibus tira 15 carros das ruas”, ressalta.

Para ela, “se antes o fretamento era visto como um transporte alternativo, hoje com tantos problemas nos grandes centros urbanos, sua importância é indiscutível”, complementa.

A Basf possui hoje cerca de 3.600 colaboradores no Brasil. Desses, aproximadamente 1.220 são usuários do transporte por fretamento. Segundo Anita Viviani, gerente do departamento de Recursos Humanos Corporativo da empresa, o serviço é oferecido há mais de 20 anos e contribui para a saúde do estado físico e psicológico do empregado. “O fretamento oferece conforto, segurança e qualidade de vida. Além de diminuir o estresse e as doenças decorrentes dele, que interferem diretamente no cotidiano e impactam no nível de produção, na concentração etc.” , explica.

Regina Rocha acredita que esse tipo de ação, acaba contribuindo não apenas para o conforto do empregado. ”Essas atitudes das organizações têm ainda diversos pesos, contribuem tanto para o seu colaborador como para minimizar o trânsito na cidade e a degradação do meio ambiente. É um beneficio que desencadeia outros à sociedade”, finaliza.

. Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira