Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2012 - 10:01

GH Meeting – Atualização em Hormônio de Crescimento e Probióticos no Tratamento da Diarreia, por Merck Serono

Seminário visa atualizar comunidade médica sobre uso do hormônio de crescimento e tratamento da diarreia com probióticos em crianças. Acompanhamento dos pais e médicos é essencial para sucesso no tratamento.

Pediatras, endocrinopediatras e endocrinologistas estarão reunidos no dia 25 de agosto (sábado), em Campinas, para participar do “GH Meeting”, encontro promovido pela Merck Serono, divisão farmacêutica de produtos biotecnológicos da alemã Merck, que visa atualizar os especialistas sobre dois assuntos: tratamento de crianças ‘Pequenas para Idade Gestacional (PIG)’ e o uso de probióticos em crianças com diarreia.

O evento terá a participação do Dr. Renato Dahab, médico especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo; Dr. Durval Damiani, professor livre-docente, chefe da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do ICr – HC – FMUSP, além de ser membro do Depto. de Endocrinologia Pediátrica da SBP e editor sênior do International Journal of Pediatric Endocrinology; e Dra. Elizete Lomazi, Prof. Dra. em Saúde da Criança e do Adolescente na Unicamp, coordenadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas em Gastropediatria e Motilidade Digestiva em Crianças.

O diagnóstico de uma criança PIG – Pequena para Idade Gestacional –, quando o bebê tem peso e/ou tamanho abaixo do considerado normal, é feito no momento do nascimento. O termo comum entre a classe médica é pouco conhecido entre os leigos. As consequências para o não acompanhamento cuidadoso das crianças com esse diagnóstico podem resultar não só na baixa estatura como em alterações metabólicas que podem acometer o desenvolvimento do indivíduo.

Diversas causas podem culminar no nascimento de uma criança PIG, explica o Dr. Renato Dahab, que será moderador do seminário. “Um conjunto de fatores que acontece principalmente no terceiro trimestre gestacional pode levar ao retardo do crescimento intra-uterino e ao nascimento de recém-nascidos PIG. Essas causas maternas, somadas ou não, estão associadas ao alcoolismo, desnutrição materna, tabagismo, diabetes, nefropatias crônicas e outras doenças”, enumera.

O especialista acrescenta que “o tratamento é feito com hormônio do crescimento (hGH), que além de promover o crescimento linear, leva a melhora dos níveis de colesterol total e LDL, ao aumento de massa magra, a diminuição da massa gordurosa e do índice de massa corporal, minimizando os riscos de a criança desenvolver obesidade, aterosclerose e diabetes no futuro”.

Neste processo, os pais têm papel primordial no acompanhamento das crianças PIG ou com deficiência de hormônio de crescimento. “Eles devem estar atentos, comparar a estatura dos filhos a de outras crianças, e questionar ao pediatra a baixa estatura desde o nascimento. Mesmo com a estatura dos pais abaixo do padrão, eles devem ser informados de que o tratamento correto com reposição de hGH pode melhorar a estatura do filho”, enfatiza Dr. Dahab.

Se a curva de crescimento está abaixo do percentil 3, se a idade óssea está atrasada e a velocidade de crescimento abaixo de 5 cm ao ano, identifica-se a necessidade de investigar detalhadamente e possivelmente aderir ao tratamento com hGH, segundo Dahab.

O seminário também vai discutir o tratamento da diarreia com probióticos, que permitem a cura mais rápida e eficaz em pediatria. Os probióticos são organismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do hospedeiro, já que atuam na restauração da flora intestinal em desequilíbrio. O Saccharomyces boulardii é uma levedura que vem sendo utilizada como probiótico desde a década de 1950, em países europeus, na prevenção e no tratamento da diarreia. O probiótico Saccharomyces boulardii tem também eficácia comprovada cientificamente para evitar a diarreia associada a antibióticos.

“O uso de probióticos é receitado a partir dos seis meses de idade em caso de diagnóstico de diarreia infecciosa, constipação intestinal, H.Pylori, entre outras causas. Um dos mecanismos de ação é impedir a aderência dos agentes patógenos na parede intestinal e, dessa forma, melhora a imunidade e protege de inflamações”, explica Dr. Dahab.

.[GH Meeting – Atualização em Hormônio de Crescimento e Probióticos no Tratamento da Diarreia, dia 25 de agosto de 2012 (sábado), das 9h30 às 11h45,no Hotel Vitória Concept, Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí, Campinas/SP].

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2010 cresceu 20%, chegando a € 9.3 bilhões. No segundo trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira