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11/10/2007 - 10:22

O sucesso da mulher nas vendas

Com doçura, objetividade e talento nato, as vendedoras têm destaque na hora de fechar um pedido

A evolução da mulher no mercado de trabalho tem sido marcada por uma ascensão invejável. Em todos os campos e profissões, ela se sobressai e ocupa cada vez mais espaço. Aproveitando minha experiência de 17 anos na área comercial, pude acompanhar muitos exemplos femininos de sucesso. Profissionais que conseguem vender qualquer produto sem perder a doçura, a objetividade e o talento nato para agradar a sua clientela. Não é por acaso que ao desenvolver uma metodologia de vendas, a WinnersMAP, a maior parte da minha equipe é composta de mulheres. Há muito tempo estou ciente dos seus diferenciais e do valor do “sexo frágil”.

A crença de que a mulher é muito mais vendedora do que o homem é reforçada pelas experiências vivenciadas por ela em todas as fases da vida. Seguindo o seu instinto natural, ela dá a nós, vendedores, uma verdadeira aula de como encantar o cliente, de como manter a calma e ser flexível na administração dos conflitos.

Ao ouvir que a mulher é uma hábil negociadora, lembramos, por exemplo, o seu malabarismo para manter a tranqüilidade no meio familiar. Achar uma solução para as diferentes necessidades de cada integrante, como marido e filhos, pode ser transportada para a relação vendedor e cliente. A administração dos conflitos entre desejos e vaidades de quem compra e de quem vende é exercitada por ela, constantemente, seja no âmbito familiar ou profissional.

Outra característica que a mulher possui e que considero fundamental para um bom profissional de vendas é saber escutar ativamente. A mulher, principalmente aquela que já vivenciou a maternidade, capta nas entrelinhas o significado do choro da criança (fome, sono ou apenas manha de quem quer um afago ou carinho) e também percebe quando o parceiro não está no seu melhor momento, mesmo sem perguntar nada. Está sempre pronta a ouvi-lo, e na maioria das vezes, são os homens que não querem conversa – mas essa conclusão é tema para um artigo voltado ao comportamento masculino. Escutar ativamente facilita, dentro do processo de vendas, a entender as necessidades do interlocutor e a vender muito mais.

Como a idéia é mostrar a relação bem-sucedida da mulher com a venda, não podemos nos esquecer de que o resultado é conquistar a fidelização. Mais uma vez, a mulher se sobressai, já que é necessário comprometimento, envolvimento, atenção aos detalhes, percepção do outro e simpatia para fortalecer esse relacionamento com o cliente.

A prática desse cuidado constante com os desejos declarados e as vaidades inconscientes do interlocutor são fundamentais para garantir novas vendas. E esse comportamento é muito mais evidenciado na mulher, e dessa maneira ela acaba, também, se destacando nessa profissão.

. Por: Dominic de Souza é consultor, palestrante e empresário no segmento de treinamento e desenvolvimento da área comercial. Especialista em técnicas de vendas, Dominic implementou a sua metodologia de vendas WinnersMAP em empresas como New Trend, Onbongo, Kishimoto do Brasil, IBGM, Hisecur, Mailand, entre outras. Formado em comunicação social e MBA de Gerenciamento de Projetos, atualmente ministra aulas no MBA da INPG-SP. Com 17 anos de experiência profissional na área comercial, já fez parte de empresas como O Estado de São Paulo, Cabletron Systems do Brasil (atual Enterasys), Microsiga e Copuware Corporation, além de ser facilitador Franklin Covey.

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