Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2012 - 07:53

Nuclep participa de seminário sobre desafios da soldagem


Os desafios da soldagem serão abordados no dia 28 de agosto ( quarta-feira), no II Seminário Nacional de Tecnologia e Mercado de Soldagem, promovido pelo Sindicato das Indústrias Mecânica e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro (SIMME), no Centro Empresarial Rio, na Praia de Botafogo, 228, na capital fluminense. A proposta é debater e analisar o mercado de soldagem, abordando as novas tecnologias.

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) participará com a apresentação de um estudo, tese de mestrado da engenheira Patrícia Apicelo de Souza Pereira, sobre os desafios de uma nova geração de aços 2,25Cr-1Mo-0,5V, que oferece maior resistência e redução no peso final dos equipamentos e hoje é utilizado apenas por seis empresas no mundo. Nas Américas, a empresa é a primeira a começar as pesquisas que podem garantir uma boa vantagem no futuro na competitividade com grandes empresas internacionais.

- As perspectivas são boas para o futuro, já que, com o pré-sal, há um forte mercado de construção de plataformas e dutos, além de navios. Dominar essa tecnologia irá abrir as portas da Nuclep para o mercado mundial, mais uma vez reforçando a qualidade tecnológica da empresa e sua visão inovadora – frisou Patrícia.

O primeiro dia focará no mercado e as tecnologias, mostrando que, por conta dos campos do pré-sal, o Rio de Janeiro será a grande vitrine do mundo. Palestras como a do Parque Tecnológico do Rio – O polo mundial de tecnologia do pré-sal e O Impacto da Exploração do Pré-Sal na Engenharia Brasileira e na Indústria de Óleo e Gás focam, basicamente, nos desafios do setor para o suporte a esse grande momento brasileiro. Patrícia estará participando com a palestra Solda de Alta Responsabilidade, tendo como foco os investimentos necessários para garantir a ampliação do conteúdo nacional nas próximas encomendas da Petrobras.

Já o segundo dia debaterá a segurança, prevenção de riscos e gestão de crises, assim como a indústria da construção soldada, ressaltando a importância da certificação de produtos e equipamentos e do investimento na qualificação profissional. Uma das palestras mais aguardadas no dia 29 é a do engenheiro João Gabriel Hargreaves, da Eletronuclear, sobre As demandas da Usina de Angra 3 na área de Construção Industrial e Soldagem. Responsável por 3,71% da energia produzida no país, o setor nucleoenergético é o segundo na matriz brasileira – perde apenas para hidrelétricas, que representam 91% da geração de energia -, reforçando a decisão nacional de investir em fontes renováveis e energia limpa. [www.nuclep.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira