Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2012 - 08:07

IPI reduzido movimenta as vendas de produtos de linha branca

O setor obteve 13,2% de acréscimo no faturamento no primeiro semestre de 2012.

Vitória(ES)- O Governo Federal adotou a medida de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para impulsionar o consumo e equilibrar a economia. Aproveitando os descontos, as famílias brasileiras foram às compras e movimentaram o setor de linha branca (refrigeradores, máquinas de lavar roupas, fornos e fogões).

Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Gfk, houve acréscimo de 13,2% no faturamento no primeiro semestre de 2012, frente ao ano passado. Em relação ao preço houve queda de 9,2%.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, a medida do governo é fundamental para aumentar o faturamento. “A redução do IPI junto às promoções realizadas pelo comércio fez com que os consumidores fossem as compras. Porém, para o setor, o clima é de incerteza, pois não se sabe se a redução do IPI irá continuar nos próximos meses.”

A máquina de lavar roupa foi o produto que mais se destacou do setor, com acréscimo de 23,9% nas unidades vendidas e de 22,4% no faturamento. Já a queda no preço médio foi a menor entre os produtos analisados, com 1,2%. Os refrigeradores apresentaram alta de 18,8% nas vendas, 10,8% de faturamento e queda de 6,7% em média no preço. Já os fornos e fogões exibiram aumento de 11,5% e 4,2% e queda de 6,6%, respectivamente.

“É notável o crescimento das vendas dos eletrodomésticos. Nos próximos dois meses, o varejo contará com liquidações para aquecer as vendas, já que agosto e setembro são meses fracos para o comércio. A expectativa do empresário é que essa redução do IPI continue até o final do ano para manter o equilíbrio das vendas,” declara o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Colatina, Carlos Roberto Zorzaneli.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira