Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 09:00

Retrofit do Edifício Galeria Rdcebe o Prêmio Master Imobiliário

Modernização reposicionou o imóvel histórico, impulsionando uma nova tendência no centro do Rio de Janeiro.

O projeto de retrofit do Edifício Galeria, no centro Rio de Janeiro, conferiu à Tishman Speyer o Prêmio Master Imobiliário 2012, na categoria Empreendimento Comercial. O imóvel histórico, que ocupa todo o quadrilátero formado pelas ruas da Quitanda, do Ouvidor, do Carmo e do Rosário, abrigava a antiga sede da Companhia Sul América de Seguros e foi completamente modernizado, sem que fossem perdidas as características arquitetônicas da fachada.

“Esta premiação tem um significado muito especial para toda a nossa equipe”, afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil. “Todo o trabalho foi executado com o objetivo de manter o equilíbrio entre a herança cultural dessa construção e a modernização do espaço físico e das instalações. Como resultado, temos um edifício de escritórios de altíssimo padrão, totalmente integrado ao processo de revitalização do Centro do Rio de Janeiro”, completa.

No Brasil há 17 anos, a Tishman Speyer tem origem norte-americana e é reconhecida por seu know-how em adquirir e reposicionar construções históricas. É o caso do Rockefeller Center, edifício que abriga sua sede, e de outros prédios, como o Chrysler Building e o Hearst Tower, todos em Nova York, nos Estados Unidos. Construídos entre as décadas de 1920 e 1930, o Rockefeller Center e o Chrysler Building passavam por um processo de decadência nos anos de 1980, quando foram adquiridos pela empresa. Hoje, totalmente reformulados, apresentam grande valorização.

Modernização -O processo de retrofit do Edifício Galeria transformou o imóvel em um atrativo para a locação de empresas e para a população, que passaram a contar com um espaço confortável, seguro e funcional. O empreendimento de 28 mil metros quadrados de área construída passou por ampla requalificação, que incluiu a total modernização de suas instalações, além do restauro dos itens que compõe sua arquitetura eclética: afrescos importantes, o relógio da fachada, as belíssimas escadas e, é claro, os mínimos detalhes de suas fachadas.

Além de escritórios corporativos, o empreendimento conta com um shopping no andar térreo, resgatando o conceito de compras de varejo para a região central da cidade, com três mil metros quadrados de lojas e restaurantes de altíssimo padrão. Os outros oito pavimentos, destinados a escritórios, estão sendo alugados para empresas nacionais e multinacionais.

“Há escassez de edifícios de qualidade e de terrenos disponíveis para a construção de novos empreendimentos no Centro do Rio de Janeiro”, avalia Cherman. “Este projeto pioneiro de retrofit amplia nossa capacidade de atender à demanda reprimida por escritórios de alto padrão hoje existente nesse mercado. O conceito de retrofit tende a ser uma vocação para a região”, prevê.

Histórico do prédio -O Edifício Galeria foi concebido pelos arquitetos Joseph Gire e por Roberto R. Prentice, responsáveis por outros importantes edifícios no Rio de Janeiro: Gire é autor dos projetos do Copacabana Palace, do Hotel Glória e do Palácio das Laranjeiras. Prentice, por sua vez, assina o projeto da Central do Brasil.

Em 2007, o prédio foi adquirido pela Tishman Speyer. A região na qual o empreendimento está localizado também passou por momentos históricos importantes para a cidade. A Rua da Quitanda, por exemplo, foi endereço de renomados escritórios e das primeiras iniciativas progressistas do Visconde de Mauá, empresário da época do Império, como a fundação do Banco Mauá.

Forte atuação no mercado do Rio de Janeiro -A premiação do Edifício Galeria é um reconhecimento ao pioneirismo da Tishman Speyer neste segmento. Atuando no Brasil desde 1995, a empresa chegou ao mercado do Rio de Janeiro em 2001, muito antes do atual momento de valorização, com o desenvolvimento do Ventura Corporate Towers, que também recebeu o Prêmio Master Imobiliário em 2008.

Neste ano, a empresa deu início às obras do Port Corporate Tower, primeiro empreendimento corporativo dentro do projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio – o Porto Maravilha. Na mesma região, a Tishman Speyer iniciará, em breve, o desenvolvimento de um novo projeto no antigo Pátio da Marítima. No ano passado, a empresa vendeu à chinesa State Grid, a maior empresa de energia do mundo, o Edifício Virtus, localizado na Avenida Presidente Vargas, em um negócio de R$ 205 milhões.

A Tishman Speyer possui ainda forte atuação no mercado de São Paulo, onde desenvolve atualmente a Tower Bridge, edifício corporativo de alto padrão que será entregue até o final deste ano, ao lado do Centro Empresarial Nações Unidas. Em Barueri, a empresa desenvolve o Castelo Branco Office Park e, na Capital Federal, o Green Towers Brasília.

Todos esses projetos foram concebidos dentro das normas do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que conferem aos empreendimentos as características para a certificação ambiental Green Building, concedida pelo US Green Building Council, dos Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira