Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 09:12

Prodest será responsável pela segurança de sistema que vai monitorar obras públicas no ES


O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foi contratado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para garantir a segurança dos dados do sistema Geo-Obras. Essa ferramenta irá controlar e fiscalizar as obras públicas do Poder Executivo Estadual e Municipal.

No Data Center do Estado, ficarão hospedadas as informações do Geo-Obras relativas a projetos, licitações, contratos e serviços de engenharia. Na administração pública estadual e na municipal, a inserção dos dados componentes do sistema passará a ser obrigatória a partir de março de 2013.

Na ferramenta, será necessário constar toda documentação da obra, como contrato, edital de licitação e planilhas. O objetivo é aumentar a eficiência da fiscalização e a transparência do gasto dos recursos públicos. A população também poderá ter acesso ao sistema por meio do Módulo Cidadão, onde poderá encaminhar imagens sobre o andamento de obras e até denunciar casos de atraso ou paralisação.

Referência -O Data Center do Estado é considerado uma referência nacional no setor de TIC. Uma das razões é o alto grau de disponibilidade das informações hospedadas que atinge quase 100%. Contribui para esse quadro a parte elétrica composta por subestação, geradores, transformadores, nobreaks, entre outros equipamentos.

Outro aspecto que comprova a qualidade dos serviços prestados é a sala cofre. Com 159 m², ela reforça a segurança dos dados, porque protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, desmoronamentos e roubos. Nesse sentido, também se destaca o sistema de detecção e combate a incêndio.

Na parte de infraestrutura, um recurso importante é a sala colocation - espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados. Na sala de controle, está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo permite acompanhar o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos.

“Temos uma responsabilidade muito grande em manter a segurança e a disponibilidade de informações importantes do Governo do Estado. E estamos cumprindo esse papel com grande eficiência. Isso foi decisivo para sermos escolhidos pelo Tribunal de Contas para hospedarmos o Geo-Obras”, enfatiza o presidente do Prodest, Victor Murad Filho. [http://m.prodest.es.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira