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12/10/2007 - 09:37

Empresas investem em cruzeiros marítimos para incentivar funcionários a cumprir metas

Agência paulistana organiza viagens corporativas a bordo dos melhores transatlânticos que navegam pela costa brasileira durante o verão.

São Paulo - Do dia 16 deste mês até abril de 2008, quando ocorre a temporada sul-americana de cruzeiros marítimos, cerca de 400 mil pessoas devem subir a bordo dos 16 transatlânticos que farão viagens regulares pela costa brasileira.

Para embarcar nessa onda, parte dos passageiros não desembolsará um único centavo. Eles ganharão o cruzeiro marítimo de presente em função de terem atingido metas de produtividade estabelecidas pelas empresas onde trabalham. Apenas a Projeto Aquarius Turismo e Eventos, agência de São Paulo especializada em desenvolver toda a logística dessa modalidade de evento, será responsável pelo embarque de quase 4 mil pessoas em cruzeiros corporativos. Mais precisamente, dois navios fretados, um deles, para a realização de uma viagem de incentivo com funcionários, clientes e colaboradores de uma grande instituição financeira.

Muita garra e uma equipe afinada com a vida corporativa em pleno oceano tem sido a fórmula perfeita - e que já conferiu a esta agência, por três vezes consecutivas (em 2004, 2005 e 2006) o Prêmio Caio/Jacaré de Ouro, na categoria "Eventos a Bordo", como melhor empresa organizadora de eventos em navios.

Segundo Rogério Cantoni, gerente comercial da Projeto Aquarius, subir a bordo com um evento corporativo é imaginar desde um pequeno encontro de 20, 50 ou 500 pessoas; ou até mesmo a proposta de "fechar" um navio para uma única empresa, um único megaevento. "É essa possibilidade que torna os cruzeiros marítimos tão atraentes para as empresas. Sobretudo quando se leva em conta que o investimento para realizá-los é compatível ao dos melhores espaços de eventos em terra - como um resort ou hotel 5 estrelas, por exemplo".

Ainda segundo o gerente comercial, aos poucos está surgindo no mercado corporativo brasileiro, sobretudo nos departamentos de marketing e de RH das grandes empresas, a preocupação de surpreender funcionários, clientes e demais parceiros inseridos em campanhas internas de incentivo, com novas modalidades de viagens. E o cruzeiro marítimo cai como uma luva para essa necessidade do mercado. "O objetivo máximo de qualquer empresa é fazer sua marca perdurar por muito tempo na memória das pessoas. O cruzeiro marítimo faz isso: torna uma marca visível, impactante, associando o prazer de navegar àquele que lhe proporcionou tal experiência. É aquela sensação recorrente que pode ser relembrada inúmeras vezes, por mais de 12 anos, segundo estatísticas".

Complementando seu raciocínio, Cantoni afirma que, no geral, as campanhas internas de incentivo têm como objetivo despertar nas pessoas o envolvimento com os negócios da empresa onde trabalham, para que proponham, no dia-a-dia, soluções inovadoras e criativas para o cumprimento de metas previamente estabelecidas. Seguindo essa lógica, nada mais natural que os premiados serem contemplados com algo 'sui generis' e inovador como viajar em um transatlântico. Afinal, o cruzeiro marítimo ainda é uma grande novidade para os brasileiros. Basta lembrar que na última temporada de navegação, quase 70% dos passageiros eram marinheiros de primeira viagem. Isso ocorre porque até 1995, devido a um artigo da Constituição Federal, as embarcações de bandeira estrangeira não tinham autorização para navegar de um porto a outro do país. Com isso, os grandes transatlânticos europeus e americanos acabavam não incluindo os mares brasileiros em suas rotas.

Apesar da abertura dos portos, Rogério Cantoni faz um alerta: como a navegação de lazer no Brasil é realizada apenas durante uma parte do ano - entre os meses de outubro e abril, período do inverno no hemisfério norte - de última hora é praticamente impossível conseguir espaço nos transatlânticos para a organização de cruzeiros corporativos. Se uma empresa decidisse hoje procurar a Projeto Aquarius para fretar um navio e, em dezembro presentear os funcionários com um cruzeiro de Natal, por exemplo, possivelmente ela enfrentaria muitas dificuldades para efetivar o projeto.

Devido à grande demanda pelo serviço e às rotas intercontinentais traçadas pelas embarcações, a indústria de cruzeiros marítimos trabalha com agendas fechadas com muita antecedência. Por isso, as empresas devem estar atentas: já nas próximas semanas, os armadores começam a anunciar a relação dos navios que devem atracar no litoral brasileiro, na temporada 2008/2009, momento propício para novos projetos avaliarem seus recursos e pleitearem os espaços disponíveis.

Projeto Aquarius Turismo e Eventos, Rua Salvador Corrêa, 99 - Aclimação - São Paulo/SP | www.projetoaquarius.com.br

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