Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 10:01

Famílias capixabas estão mais dispostos a consumir

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revelou uma leve alta de 2,6 %, com 122,5 pontos em agosto frente a 119,4 pontos do mês passado.

Vitória (ES)- As famílias capixabas recuperaram o otimismo em relação ao consumo no mês de agosto, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revelou uma leve alta de 2,6 %, com 122,5 pontos em agosto frente a 119,4 pontos no mês passado.

O otimismo se deu principalmente em relação à compra de duráveis, à perspectiva profissional e a facilidade de acesso ao crédito. Apesar da elevação dos índices, a confiança ainda segue em ritmo lento pelo comprometimento da renda com a dívida familiar, que impede maiores gastos e inibe o crescimento mais forte da intenção de consumo.

Nas famílias que arrecadam até 10 salários mínimos, a expectativa de consumo registrou 121,8 pontos, um saldo positivo de 4,2% na comparação mensal. Por sua vez, nas famílias com maiores rendas a intenção de consumo recuou -1,9% e passou de 129,6 pontos para 127,1 pontos neste mês.

“A criação de novos postos de trabalho e a manutenção do baixo nível de desemprego vêm aumentando a confiança das famílias capixabas,” diz o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri.

Na comparação anual, a Intenção de Consumo das Famílias apresentou variação negativa, passando de 130 pontos em agosto de 2011 para 122,5 pontos. Para a Fecomércio/ES, apesar das baixas taxas de desemprego, as incertezas quanto à desaceleração da economia no mercado de trabalho refletiram negativamente sobre o índice na comparação com agosto do ano passado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira