Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 10:01

Economia de Caxias do Sul cresce 1,6% em julho


Apesar de ter apresentado resultado positivo no último mês desempenho econômico geral em 2012 é baixo.

A economia de Caxias do Sul, no mês de julho, registrou uma pequena elevação de 1,6% em comparação ao mês anterior. Os segmentos de Comércio e Indústria apresentaram incremento de 4,7% e 4,6%, respectivamente, quando comparados com junho; já Serviços foi o segmento que desestimulou a ascensão da economia, com uma queda de 5,5%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados no dia 28 de agosto (terça-feira), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia da cidade está demonstrando desempenho geral em 2012 de apenas 0,1%. O resultado preocupa o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti. “Estamos no limiar de passarmos por uma recessão. A tendência apontada pelos indicadores mostra que 2012 terá um resultado pior do que 2011, ano em que a economia cresceu 6%”, observou o economista.

O indicador da indústria, no mês de julho, que mais apresentou elevação foi Compras Industriais, o que caracteriza a retomada dos pedidos. As Horas Trabalhadas e a Utilização da Capacidade Instalada também apresentaram reação. Porém, no comparativo ao mesmo mês do ano anterior, o segmento sofreu retração na ordem de 8,9%. O componente Vendas Industriais foi o que apresentou queda maior.

Já a realidade do Comércio é bem diferente. O segmento apresentou aumento pelo terceiro mês consecutivo e evoluiu 19,6% em relação a julho de 2011. Os impulsionadores das vendas de julho foram automóveis e máquinas e implementos agrícolas, que estão sendo beneficiados pela redução do IPI.

Em julho, foram fechados 153 postos de trabalho no Município, houve queda de 0,08% no número de vagas na comparação entre junho e julho. O setor mais atingido foi novamente a Indústria que demitiu 207 pessoas; seguido pelo Comércio com 52; o Serviço com 39; e o setor Agropecuário com 26 postos eliminados. O único setor que manteve as contratações foi a Construção Civil, que aumentou seu quadro em 172 empregos.

O mercado de trabalho de Caxias do Sul contabiliza, atualmente, 181.420 postos de trabalho com carteira assinada e apresenta o saldo positivo de 1,26% em relação a 2011.

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou alta de 57% em relação ao mês anterior. É o maior índice desde 2010. As exportações tiveram acréscimo de 29,5% e as importações sofreram queda de 7,4%.

O Chile ainda lidera o destino das exportações caxienses, seguido dos Estados Unidos e Argentina, que juntos somam mais de 50% do total. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 25,85%. Em seguida vêm Itália e Estados Unidos, que no conjunto representam mais da metade das compras no exterior. Os bens de capital continuam sendo o item mais comercializado tanto das exportações como das importações caxienses.

Também participaram da coletiva o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, o diretor financeiro da CDL/SPC, Valtuir Rizzo, a assessora de Economia e Estatística da CDL/SPC, Maria Carolina Gullo, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira