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29/08/2012 - 10:22

Setor de energia prevê megawatt por hora custando R$ 150,00 até o final de agosto

Especialista argumenta que o alto preço continua no segundo semestre devido à estimativa de baixos índices de chuvas para as próximas semanas.

São Paulo - A baixa quantidade de água registrada no primeiro semestre de 2012, nos principais reservatórios, tem provocado reações no setor energético no Brasil. De acordo com a Safira Energia, uma das principais comercializadoras e gestora de energia elétrica no país, entre janeiro e julho deste ano, foram armazenados 2885 milímetros de chuvas, contra 3450 do mesmo período em 2011. Isso fez com que o preço do megawatt por hora contratado subisse consideravelmente e ultrapasse a marca de R$ 150,00, valor que deverá se manter até o final de agosto.

A alta já vinha sendo detectada pelo mercado nos últimos meses, de acordo com análise feita pelo o diretor da comercializadora, Mikio Kawai Jr. Durante as quatro semanas do mês de julho, o PLD (Preço de Liquidação de Diferença) registrou média de R$ 91,24, marcando uma oscilação de 172% se comparado a outros ativos, como o índice Ibovespa, que no mesmo período variou 23%. Em comparação ao ano passado, o preço da energia oscilou150%nos seis primeiros meses, contra 300% em 2012.

"A tendência é que a volatilidade permaneça alta, principalmente, porque o segundo semestre é um período predominantemente seco e os preços só devem voltar a cair próximo ao final de novembro, quando aumenta o índice de chuvas", explica Mikio Kawai Jr.

Safira energia -A Safira é um grupo de capital nacional, que reúne profissionais especializados e experientes no setor elétrico. Agente de comercialização homologado pela ANEEL e CCEE, é apta a negociar energia incentivada e convencional. Além disso, atua como consultora e prestadora de serviços de consultoria e gestão para agentes do mercado.

Com taxa de crescimento dos montantes negociados em torno de 30% ao ano, a expectativa de faturamento da empresa para 2012 é de R$ 250 milhões. Para isso, sua estratégia passa pela ampliação do número de clientes atendidos pela comercializadora e consultoria em energia, bem como o aumento dos montantes negociados no mercado.

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