Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2007 - 09:41

Alvarion testa WiMAX móvel em Campinas

Equipamento instalado na PUC opera na faixa de 2,5 Ghz.

São Paulo - A Alvarion - empresa israelense líder mundial em banda larga sem fio, sediada em Curitiba (PR) há sete anos – realizou, recentemente, um teste com a tecnologia WiMAX móvel na PUC de Campinas, SP, utilizando a freqüência de 2,5 GHz, cedida pela Sunrise, operadora de TV por assinatura local. Com isso, o Laboratório de Pesquisa do Ceatec (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias), na PUC-Campinas, é a única instituição brasileira a ter uma antena que possibilita a transmissão conjunta de imagem, voz e dados para testes em alta velocidade por meio de aparelhos sem fio e em funcionamento, pois trabalha em regime acadêmico com a regulamentação da Anatel.

O objetivo inicial da Universidade foi viabilizar a inclusão social por meio da rede wireless, tanto que já existe uma parceria com a Escola do Sítio, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas e com outra instituição de ensino na cidade de Paulínia, ambas no interior de São Paulo. Segundo Ricardo Pence, diretor geral da Alvarion no Brasil, "sem dúvida alguma, esse trabalho com a PUC-Campinas constitui-se no pontapé inicial para a implementação das redes sem fio no país". Ele ressaltou, ainda, que “as redes wireless são o futuro da comunicação no Brasil, onde não há uma grande densidade de sistemas desenvolvidos com cabos como nos países europeus ou mesmo nos Estados Unidos".

Com esse teste, a Alvarion lança sua solução para WiMAX móvel, compatível com o padrão 802.16e, baseada na linha BreezeMAX, que suporta serviços fixos, nomádicos e portáveis e é projetada para atender diversas freqüências nas faixas licenciadas e não-licenciadas. Nessa linha, os equipamentos operam no espectro de 2,3GHz a 3,6GHz, tanto em FDD (Frequency Division Duplex), que permite transmitir em uma freqüência e receber em outra, como em TDD (Time Division Multiplex), onde se utiliza a mesma faixa de freqüência para recepção e transmissão, possibilitando transmitir conjuntamente voz, dados e imagem num mesmo aparelho.

O equipamento instalado pela Alvarion na PUC é o sistema ponto multiponto BreezeMax 2500 TDD, baseado na tecnologia OFDMA (Ortoghonal Frequency Division Multiplexing Access), que permite acesso à Internet em banda larga para cerca de 500 usuários por setor. Com visada direta, o equipamento alcança entre 30 a 50 km de cobertura, com canais de 5MHz e, sem linha de visada, até 4 km. Nas dependências da Universidade foram instaladas duas estações radiobases, com dois setores, sendo um deles com diversidade para aplicações portáveis e nomádicas e o outro sem diversidade para aplicações com ou sem linha de visada. A Alvarion forneceu, ainda, 5 CPEs (Costumer Product Equipment) outdoors e realizou testes em 400 pontos definidos pela PUC com CPEs nomádicas self install portáveis. Ricardo Pence explica que “essa estrutura transmite o sinal para todo o bairro onde está localizada a Universidade, como é o caso de uma instituição de ensino situada em Paulínia, que utiliza o serviço a 10,5 km da estação radiobase".

Acessar sites em altíssima velocidade, baixar músicas e vídeos, enviar e receber mensagens e até mesmo assistir à TV em um pequeno aparelho sem fio ou, então, em notebooks que utilizam a tecnologia wireless, são tarefas que se tornaram corriqueiras no Campus I da PUC-Campinas. Além disso, essa tecnologia permitiu viabilizar um projeto de IPTV com a TV PUC, onde, durante evento sobre Open WiMAX realizado pela Alvarion nas dependências da universidade, cerca de 1300 pessoas conseguiram assistir às palestras pela Internet. Tudo isso graças ao sistema instalado na Universidade, sob a coordenação do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica, Omar Carvalho Branquinho, especialista em redes de dados sem fio. Esse trabalho gerou, inclusive, projetos de mestrado e doutorado dos alunos da PUC utilizando os equipamentos da Alvarion, além do desenvolvimento de projetos de inclusão social.

A Alvarion fornece soluções de infra-estrutura para operadoras de redes pública e privada, provedores de Internet e redes móveis. Está presente no Brasil há sete anos, onde comercializa suas soluções para o chamado Pré-WiMAX, que viabiliza banda larga sem fio nas faixas de freqüência livre. Foi a primeira empresa a ter um equipamento homologado pela Anatel na tecnologia WiMAX compatível com o padrão 802.16d, que ainda não permite mobilidade total.

A próxima geração está focada no padrão aberto (OPEN WiMAX), onde as redes móveis baseadas na tecnologia WiMAX servirão às demandas pessoais dos usuários em termos de banda larga. O sistema WiMAX móvel da Alvarion é uma solução all-IP, que oferece às operadoras custo total de propriedade mais baixo e máximo lucro, impulsionando o portfólio de serviços IP. O sistema móvel WiMAX da Alvarion emprega uma plataforma flexível capaz de permitir a oferta de serviços fixos, portáveis e móveis, com soluções de distribuição de rede de desempenho elevado para áreas urbanas densas, suburbanas e rurais. Comercialmente disponível desde meados de 2004 e distribuída para mais de 130 operadores em mais de 30 países, a BreezeMAX é a solução WiMAX de campo mais avançada e a primeira a oferecer CPEs com chip Intel PRO/Wireless 5116 broadband interface.

Perfil da Alvarion - Sediada em Tel Aviv, Israel, a Alvarion foi fundada em 1992, é líder mundial em wireless broadband, com presença local em 23 países. A empresa fornece soluções para operadoras de redes pública e privada, provedores de Internet e redes móveis baseadas nas tecnologias GSM e CDMA. Está na vanguarda da evolução tecnológica no mercado de banda larga sem fio, difundindo a adoção do padrão-base para soluções fixas e móveis, com um extensivo portfólio de produtos que atende grande parte das faixas de freqüências. A Alvarion lançou sua plataforma WiMAX, BreezeMAX™ em junho de 2004, comprovando sua posição dominante no desenvolvimento da tecnologia WiMAX, considerada como a próxima geração do acesso em banda larga sem fio. A empresa é membro do WiMAX Forum™ e possui assento em outras organizações. Conta com parcerias mundiais em OEM com a Alcatel, Lucent, Siemens e Nera, além de integradores locais e um acordo estratégico com a Intel de cooperação para o desenvolvimento dos chips de próxima geração, para os sistemas interoperáveis de acesso wireless broadband (BWA). No Brasil, iniciou suas operações em 2000, onde se instalou na cidade de Curitiba, PR, oferecendo suporte local de pré e pós-venda, desenvolvimento de projetos e RNP (Radio Planning Network) para todo o mercado brasileiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira