Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 10:43

O desconto nas contas telefônicas para pessoas com gagueira

Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gagueja.

Muitas são as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que gaguejam, que acarretam consequências sociais, profissionais, psicológicas e até mesmo econômicas, pois grande parte das pessoas que gaguejam se queixa da grande dificuldade de falar ao telefone e, com isso, tem suas contas de telefone com valores elevados em função do maior tempo necessário para completar o telefonema.

Pensando nesta questão, em 2009, o deputado estadual Diogo Tita apresentou um projeto de lei sobre a concessão de desconto na tarifa de telefonia aos portadores de distúrbios na fluência e na temporalização da fala. Este projeto foi aprovado e as empresas de telefonia celular do Mato Grosso do Sul deverão conceder 50% de desconto nas tarifas.

De acordo com o texto da lei estadual, o desconto na conta dos telefones celulares vale para quem apresentar avaliação efetuada por fonoaudiólogo especializado em fluência, comprovando a sua condição, porém vem sendo motivo de muitos questionamentos por parte do setor de telefonia móvel. A legislação foi batizada de "Lei do Gago" e as operadoras reclamam da dificuldade de fiscalização desse benefício na justiça.

Como profissional da área, a iniciativa no Estado do Mato Grosso do Sul é algo que considero extremamente positivo, pois vivemos em uma sociedade em que a fala fluente é importante e comumente associada a qualidades, inteligência, competência e domínio em relação a um determinado assunto. Assim, uma pessoa que gagueja pode ser vista como ansiosa, incompetente ou ainda com problemas emocionais. Na maioria das vezes, essas características prejudicam as pessoas que gaguejam em uma entrevista para um emprego em função do preconceito e conceitos equivocados sobre a origem da gagueira.

Vale a pena lembrar que é compreensível o questionamento das empresas em função da real dificuldade quanto à fiscalização, por este motivo o correto uso deste benefício é de grande importância para não abrir precedente para o seu cancelamento, preservando, portanto, um bem que é de direito de pacientes que realmente necessitam de um serviço especializado e humanizado.

.Por: Sabrina Möller Martinho – É fonoaudióloga do Grupo Microsom | Perfil-O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tecnologia para tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem estar para pacientes com problemas auditivos.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, aparelho para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.[www.microsom.com.br] e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira