Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2012 - 10:54

29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo apresenta novo paradigma para o mercado de milho

A estrutura e a importância do mercado e da produção de milho mudaram. Antigamente, a realidade era baseada na cultura de subsistência e em baixa tecnologia, além de sua produção ser totalmente voltada ao mercado interno.

A criação da Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho-1977), da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS-1986) e da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho-2007), faz parte do processo de aperfeiçoamento do setor, e esta realidade começou a se alterar. Ao mesmo tempo, os produtores começaram a tomar consciência da importância e do potencial deste mercado para o agronegócio brasileiro.

De acordo com Luiz Antônio Pinazza, Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) durante o 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que está sendo realizado em Águas de Lindóia-SP, atualmente os produtores contam com alta tecnologia para a produção de milho e este é um mercado que depende amplamente de políticas públicas e do mercado para exportação. “Contamos com muita informação para tornar a produção cada vez mais rentável, com práticas de manejo mais uniformes para produzirmos cada vez mais milho e com potencial nutritivo cada vez maior. Isto é fruto do profissionalismo dos produtores, da difusão e avaliação dos profissionais que prestam assistência técnica no campo”, afirmou.

Luiz Antônio Pinazza destacou ainda o fato de o milho fazer parte do “Top 4” da produção do agronegócio. “Ao lado do leite, do trigo e do arroz, o milho faz parte deste seleto grupo dos produtos extremamente importantes para o agronegócio. Ele está na base da pirâmide alimentar e integra uma longa cadeira produtiva, como a de aves e suínos, por exemplo, além de ser matéria-prima para centenas de outros produtos”, disse.

Ele apontou a necessidade de o mercado sempre seguir caminhos estratégicos para a produção de milho. “Para o milho pipoca, por exemplo, que não é uma commodity, são precisos mais contratos comerciais específicos. É importante lembrar que o milho pipoca chega a oferecer até o triplo de lucro do que o milho comum. Já o milho para consumo industrial cresce em importância a cada dia, pois está presente nas refeições matinais, com os flocos, com o xarope de milho (adoçante), no pão, no bolo, etc”, disse. No Brasil, cerca de 5% da produção de milho é voltada a consumo humano, cerca de 60% a 70% para a nutrição animal. “Por isso temos ainda um potencial enorme para desenvolvimento”, destacou.

Pinazza ainda apontou importantes mudanças que estão ocorrendo no mundo. “A China tem aumentado o consumo de milho desde 2005, nos EUA, o milho está sendo usado para a produção de etanol e tem aumentado o consumo para esta finalidade desde 2004. Lá, o consumo do cereal, neste período, cresce cerca de 25% ao ano. Já no Brasil, temos um excedente de produção que pode ser utilizado para auxiliar a equilibrar o mercado externo. Este ajuste entre a demanda interna e produção de milho se faz através da exportação, mas não pode ser somente como matéria-prima, precisamos sim, cada vez mais, agregar valor ao nosso produto. Para isso, precisamos superar alguns desafios, como logística e a busca por novos mercados”, afirmou. Atualmente o Brasil é responsável por 7% da exportação mundial de milho.

O 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo é promovido Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e realizado pelo Instituto Agronômico (IAC), em conjunto como o Instituto Biológico (IB), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), os Polos Regionais (Apta Regional), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que são órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Milho e Sorgo) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

.[29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, de 26 a 30 de agosto (domingo a sexta-feira),no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia-SP |www.milhoesorgo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira