Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2012 - 08:57

Centro de Treinamento Técnico pode iniciar parceria com Instituto Militar


A ampliação do processo de qualificação profissional. Essa foi a tônica da visita do vice-diretor do Instituto Trompowsky, general Ubiratam Guedes, ao Centro de Treinamento Técnico (CTT) da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep). A ideia é abrir espaço para que militares e civis do Exército possam fazer cursos presenciais na fábrica, preparando os jovens para o mercado de trabalho ao deixarem o quartel.

O professor Rodolfo Guedes, diretor do CTT, apresentou aos visitantes o espaço e lembrou que a escola é referência na qualificação há 33 anos e funciona hoje não apenas como gerador de mão de obra para a fábrica, onde 65% dos trabalhadores passaram pelo local, mas também para as empresas que estão instaladas ao redor. A excelência do centro, o primeiro a ser instalado dentro de uma fábrica e que serviu de base para o programa escola de fábrica, é o grande diferencial da Nuclep.

- Temos aqui um centro de excelência em qualificação, desde a instalação do parque industrial. Já naquela época eles vislumbravam a necessidade de profissionais de qualidade, o que ficou mais evidenciado nessa retomada do crescimento do país nos últimos anos – frisou o professor Guedes.

O vice-diretor disse que em março eles estarão começando um curso de manutenção automotiva no Rio, que servirá de laboratório para a implantação em outras partes do país. Com isso, eles estariam preparando os profissionais para entrarem no mercado de trabalho assim que deixassem o Exército, evitando a ociosidade dos jovens despreparados.

- O instituto é o braço de profissionalização do Exército e estamos iniciando com a Nuclep, que é uma empresa de renome, uma série de contatos na área de qualificação. Queremos levar para os nossos jovens o que há de melhor no país e esses contatos ajudam a definir uma planilha de cursos de qualidade que garantam aos alunos a opção pelo trabalho – concluiu Ubiratam Guedes.

Criada para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, na década de 70, a Nuclep é hoje referência não apenas na área nuclear, onde é a única empresa nacional com certificação ASME – para produção e certificação de equipamentos e componentes nucleares –, mas também responsável pela fabricação dos novos submarinos da Marinha brasileira. Hoje o Centro de Treinamento Técnico forma profissionais em Caldeiraria, Desenho Técnico, Fresagem, Manutenção Mecânica, Soldagem e Tornearia. [www.nuclep.gov.br].

.[Foto: vice-diretor do Instituto Trompowsky, tenente-coronel Ubiratam Guedes, conheceu as instalação e ficou animado com a possibilidade da parceria .].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira